sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Negociações com UE sobre Brexit começam na próxima semana

Phil Noble

A primeira-ministra britânica, Theresa May, reafirmou esta terça-feira que o calendário para o 'Brexit' se mantém e que as negociações com a União Europeia "começam na próxima semana", conforme o previsto.

Theresa May falava numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente francês, Emmanuel Macron, nos jardins do Palácio do Eliseu, em Paris.

Emmanuel Macron manifestou o desejo de que as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) "comecem o mais rápido possível" e de "forma coordenada", para garantir "os interesses de médio e longo prazo" da UE.

Ainda assim, o Presidente francês afirmou que "a porta está sempre aberta" para que o Reino Unido permaneça na UE, muito embora, ressalvou, uma vez iniciadas as negociações, será "muito mais difícil" esse processo.

A chefe do Governo britânico recordou, porém, que a decisão sobre a saída do Reino Unido da UE "está tomada".

O início das negociações formais do 'Brexit' está agendado para 19 de junho, mas o resultado das eleições legislativas britânicas de 8 de junho, nas quais o Partido Conservador, de Theresa May, perdeu a maioria absoluta, chegou a colocar em causa o calendário previsto.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.