sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Negociações com UE sobre Brexit começam na próxima semana

Phil Noble

A primeira-ministra britânica, Theresa May, reafirmou esta terça-feira que o calendário para o 'Brexit' se mantém e que as negociações com a União Europeia "começam na próxima semana", conforme o previsto.

Theresa May falava numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente francês, Emmanuel Macron, nos jardins do Palácio do Eliseu, em Paris.

Emmanuel Macron manifestou o desejo de que as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) "comecem o mais rápido possível" e de "forma coordenada", para garantir "os interesses de médio e longo prazo" da UE.

Ainda assim, o Presidente francês afirmou que "a porta está sempre aberta" para que o Reino Unido permaneça na UE, muito embora, ressalvou, uma vez iniciadas as negociações, será "muito mais difícil" esse processo.

A chefe do Governo britânico recordou, porém, que a decisão sobre a saída do Reino Unido da UE "está tomada".

O início das negociações formais do 'Brexit' está agendado para 19 de junho, mas o resultado das eleições legislativas britânicas de 8 de junho, nas quais o Partido Conservador, de Theresa May, perdeu a maioria absoluta, chegou a colocar em causa o calendário previsto.

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • "Foi um golpe muito forte"
    1:41
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • SIC acompanhou Francisco George no último dia como diretor-geral da Saúde
    6:20