sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Negociações com UE sobre Brexit começam na próxima semana

Phil Noble

A primeira-ministra britânica, Theresa May, reafirmou esta terça-feira que o calendário para o 'Brexit' se mantém e que as negociações com a União Europeia "começam na próxima semana", conforme o previsto.

Theresa May falava numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente francês, Emmanuel Macron, nos jardins do Palácio do Eliseu, em Paris.

Emmanuel Macron manifestou o desejo de que as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) "comecem o mais rápido possível" e de "forma coordenada", para garantir "os interesses de médio e longo prazo" da UE.

Ainda assim, o Presidente francês afirmou que "a porta está sempre aberta" para que o Reino Unido permaneça na UE, muito embora, ressalvou, uma vez iniciadas as negociações, será "muito mais difícil" esse processo.

A chefe do Governo britânico recordou, porém, que a decisão sobre a saída do Reino Unido da UE "está tomada".

O início das negociações formais do 'Brexit' está agendado para 19 de junho, mas o resultado das eleições legislativas britânicas de 8 de junho, nas quais o Partido Conservador, de Theresa May, perdeu a maioria absoluta, chegou a colocar em causa o calendário previsto.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06