sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

May promete submeter acordo final sobre Brexit "muito antes" da data de saída

Simon Dawson

A primeira-ministra britânica prometeu esta quarta-feira submeter ao Parlamento nacional o acordo final sobre o Brexit "muito antes" da data de saída da União Europeia, horas antes da votação de uma emenda que a obrigaria a fazê-lo.

Theresa May assegurou à Câmara dos Comuns que apresentará o acordo final com a UE com tempo para que possam ser feitas eventuais modificações.

O anúncio da primeira-ministra conservadora foi feito horas antes de um grupo de deputados do seu partido, liderado por Dominic Grieve, levar a votação uma emenda à proposta de lei de saída da UE em que exigem garantias legais de que o Parlamento de Westminster poderá pronunciar-se sobre o acordo final.

Se for aprovada, a emenda, que tem o apoio da oposição trabalhista, será uma derrota da primeira-ministra, imposta pelos seus próprios deputados.

"Submeteremos a votação na Câmara dos Comuns e na Câmara dos Lordes o acordo final entre o Reino Unido e a União Europeia antes que entre em vigor", disse May no debate parlamentar semanal.

Os deputados poderão votar o texto, que incluirá o futuro acordo comercial, "muito antes" da data prevista para o Brexit, 29 de março de 2019, insistiu May.

Numa outra tentativa para travar a emenda conservadora, o ministro para o Brexit, David Davis, escreveu esta quarta-feira aos deputados "rebeldes" para lhes assegurar que poderão pronunciar-se "de maneira significativa", e não apenas simbólica, sobre o acordo.

Apesar disso, Grieve afirmou já esta quarta-feira que as promessas de Davis não são suficientes e que quer uma garantia legal.

A proposta de lei de saída da UE vai transpor a legislação europeia para a legislação britânica.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.