sicnot

Perfil

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit / Eleições no Reino Unido

Brexit

Parlamento Europeu aprova passagem à 2.ª fase das negociações do Brexit

Stringer .

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta quarta-feira um relatório que recomenda a passagem à segunda fase das negociações do acordo de divórcio do Reino Unido (Brexit) por se terem realizado "progressos suficientes" na primeira etapa.

Numa resolução aprovada por 556 votos a favor, 62 contra e 68 abstenções, o PE concorda que se "afigura viável passar à segunda fase das negociações" e recomendam que o Conselho Europeu, que se reúne a 27 na quinta-feira, em Bruxelas, adote uma decisão nesse sentido.

A recomendação dos eurodeputados acompanha a da Comissão Europeia, anunciada no dia 08, e depois de Bruxelas e Londres terem concordado sobre o princípio de que não haverá uma fronteira física entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

Os direitos dos cidadãos da União Europeia (UE) que vivem no Reino Unido - e vice-versa - após 29 de março de 2019 (data marcada para o Brexit) e a fatura da saída foram outros dois temas que marcaram a primeira fase negocial.

Depois do aval do Conselho Europeu a 27, poderá arrancar a segunda fase, sobre as futuras relações comerciais entre o Reino Unido e a UE.

Lusa

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Admirável mundo novo
    16:17