sicnot

Perfil

Benfica tricampeão

Benfica tricampeão

Benfica Tricampeão

Adeptos do Benfica invadem Évora, após tarde "calma" e sem tourada

A pé, de mota, automóvel ou de camioneta, as avenidas e rotundas das principais cidades do Alentejo foram hoje invadidas por adeptos do Benfica para festejar a conquista do tricampeonato nacional de futebol.

A final da liga portuguesa, em que foi decidido o vencedor, obrigou mesmo ao adiamento, para o próximo fim de semana, de uma corrida de toiros, o concurso de ganadarias mais antigo do país, que estava prevista para hoje na Arena d´Évora.

Depois de uma tarde de domingo "calma", em que até os postos de abastecimento de combustíveis tiveram menos clientes do que o habitual, Évora assistiu, logo após o apito final do árbitro, na vitória por 4-1 frente ao Nacional, à onda encarnada a ocupar as rotundas e a estrada circular à cidade.

Os festejos ´encarnados` espalharam-se um pouco por toda a cidade, incluindo a praça do Giraldo, e pelas dezenas de bairros periféricos, mas o palco central das comemorações foi a Rotunda do Raimundo, num dos acessos ao centro histórico.

Agitando bandeiras e cachecóis, foram muitos os adeptos a gritar "SLB", "Glorioso" e "Campeões", apesar de alguns já esperarem a vitória.

"O Benfica já estava em primeiro. Eu tinha a certeza que iria ganhar", disse à agência Lusa Rita Balancho, uma das jovens eufóricas e equipada a rigor, com cachecol e boné ´vermelhos`.

Ao lado, Inês Santana partilhava a alegria, apesar de um furo num pneu quando se deslocava para a festa: "O Benfica é o maior", grita, já sem se lembrar que "está a pé".

As caravanas automóveis, em que imperaram as buzinas, estenderam-se um pouco por todo o Alentejo, com os festejos em Beja a concentrarem-se na Rotunda da Rodoviária e em Portalegre no Rossio.

O Benfica sagrou-se hoje tricampeão português de futebol, feito que não conseguia desde 1976/77, ao vencer na Luz o Nacional por 4-1, em encontro da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol.

A formação 'encarnada' consolidou a liderança do ranking dos campeões, ao somar o 35.º troféu, contra 27 do FC Porto e 18 do Sporting.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.