sicnot

Perfil

Benfica tricampeão

Benfica tricampeão

Benfica Tricampeão

Adeptos do Benfica invadem Évora, após tarde "calma" e sem tourada

A pé, de mota, automóvel ou de camioneta, as avenidas e rotundas das principais cidades do Alentejo foram hoje invadidas por adeptos do Benfica para festejar a conquista do tricampeonato nacional de futebol.

A final da liga portuguesa, em que foi decidido o vencedor, obrigou mesmo ao adiamento, para o próximo fim de semana, de uma corrida de toiros, o concurso de ganadarias mais antigo do país, que estava prevista para hoje na Arena d´Évora.

Depois de uma tarde de domingo "calma", em que até os postos de abastecimento de combustíveis tiveram menos clientes do que o habitual, Évora assistiu, logo após o apito final do árbitro, na vitória por 4-1 frente ao Nacional, à onda encarnada a ocupar as rotundas e a estrada circular à cidade.

Os festejos ´encarnados` espalharam-se um pouco por toda a cidade, incluindo a praça do Giraldo, e pelas dezenas de bairros periféricos, mas o palco central das comemorações foi a Rotunda do Raimundo, num dos acessos ao centro histórico.

Agitando bandeiras e cachecóis, foram muitos os adeptos a gritar "SLB", "Glorioso" e "Campeões", apesar de alguns já esperarem a vitória.

"O Benfica já estava em primeiro. Eu tinha a certeza que iria ganhar", disse à agência Lusa Rita Balancho, uma das jovens eufóricas e equipada a rigor, com cachecol e boné ´vermelhos`.

Ao lado, Inês Santana partilhava a alegria, apesar de um furo num pneu quando se deslocava para a festa: "O Benfica é o maior", grita, já sem se lembrar que "está a pé".

As caravanas automóveis, em que imperaram as buzinas, estenderam-se um pouco por todo o Alentejo, com os festejos em Beja a concentrarem-se na Rotunda da Rodoviária e em Portalegre no Rossio.

O Benfica sagrou-se hoje tricampeão português de futebol, feito que não conseguia desde 1976/77, ao vencer na Luz o Nacional por 4-1, em encontro da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol.

A formação 'encarnada' consolidou a liderança do ranking dos campeões, ao somar o 35.º troféu, contra 27 do FC Porto e 18 do Sporting.

Lusa

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 28 cristãos no Egito
    1:03
  • PSD quer criar taxa sobre a Uber e Cabify
    1:21

    Economia

    O PSD quer criar uma taxa sobre a Uber e Cabify para regulamentar as plataformas de transporte. A proposta deu entrada esta sexta-feira, no Parlamento, e procura ser uma alternativa ao projeto lei do Governo para o setor.

  • Médico português a caminho de Mossul
    3:01

    País

    Um médico português vai partir para o Iraque, no final do mês, para integrar uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras. Gustavo Carona vai para Mossul, uma cidade bastião dos jihadistas, que tem sido palco de uma violenta guerra entre o Daesh e as forças iraquianas.

  • Filho de Eduardo dos Santos gasta 500 mil euros em relógio

    Mundo

    Desta vez não é Isabel dos Santos que dá que falar, mas sim um outro filho do Presidente de Angola. Danilo dos Santos arrematou um relógio por 500 mil euros, num leilão em Cannes. O momento foi partilhado através de um vídeo no Instagram, no qual aparece o ator Will Smith a comentar que o jovem "parece demasiado novo para ter 500 mil euros".

  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC