sicnot

Perfil

Benfica tricampeão

Benfica tricampeão

Benfica Tricampeão

Adeptos do Benfica invadem Évora, após tarde "calma" e sem tourada

A pé, de mota, automóvel ou de camioneta, as avenidas e rotundas das principais cidades do Alentejo foram hoje invadidas por adeptos do Benfica para festejar a conquista do tricampeonato nacional de futebol.

A final da liga portuguesa, em que foi decidido o vencedor, obrigou mesmo ao adiamento, para o próximo fim de semana, de uma corrida de toiros, o concurso de ganadarias mais antigo do país, que estava prevista para hoje na Arena d´Évora.

Depois de uma tarde de domingo "calma", em que até os postos de abastecimento de combustíveis tiveram menos clientes do que o habitual, Évora assistiu, logo após o apito final do árbitro, na vitória por 4-1 frente ao Nacional, à onda encarnada a ocupar as rotundas e a estrada circular à cidade.

Os festejos ´encarnados` espalharam-se um pouco por toda a cidade, incluindo a praça do Giraldo, e pelas dezenas de bairros periféricos, mas o palco central das comemorações foi a Rotunda do Raimundo, num dos acessos ao centro histórico.

Agitando bandeiras e cachecóis, foram muitos os adeptos a gritar "SLB", "Glorioso" e "Campeões", apesar de alguns já esperarem a vitória.

"O Benfica já estava em primeiro. Eu tinha a certeza que iria ganhar", disse à agência Lusa Rita Balancho, uma das jovens eufóricas e equipada a rigor, com cachecol e boné ´vermelhos`.

Ao lado, Inês Santana partilhava a alegria, apesar de um furo num pneu quando se deslocava para a festa: "O Benfica é o maior", grita, já sem se lembrar que "está a pé".

As caravanas automóveis, em que imperaram as buzinas, estenderam-se um pouco por todo o Alentejo, com os festejos em Beja a concentrarem-se na Rotunda da Rodoviária e em Portalegre no Rossio.

O Benfica sagrou-se hoje tricampeão português de futebol, feito que não conseguia desde 1976/77, ao vencer na Luz o Nacional por 4-1, em encontro da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol.

A formação 'encarnada' consolidou a liderança do ranking dos campeões, ao somar o 35.º troféu, contra 27 do FC Porto e 18 do Sporting.

Lusa

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

    Em atualização

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.