sicnot

Perfil

Benfica tricampeão

Benfica tricampeão

Benfica Tricampeão

Festa do 35º título do Benfica em Leiria com Jorge Jesus no pensamento

O 35º título nacional de futebol conquistado hoje pelo Benfica foi intensamente festejado pelos adeptos dos "encarnados" em Leiria, que no momento das celebrações lembraram Jorge Jesus, anterior técnico benfiquista e atual do Sporting.

ANT\303\223NIO COTRIM

Os bares e cafés no centro de Leiria, perto da Fonte Luminosa - habitual ponto de comemoração dos títulos nacionais - encheram-se cedo para acompanhar os dois jogos decisivos da Liga portuguesa.

O vermelho predominou nas esplanadas, ganhando espaço à medida que os minutos passavam e o resultado era favorável ao Benfica.

Após o apito final, Leiria festejou ruidosamente o terceiro título consecutivo do Benfica. Milhares de pessoas concentraram-se na Fonte Luminosa, onde sistemas de som tocavam os hinos encarnados e puxavam pela multidão, que saltava e gritava "SLB".

Várias pequenas caravanas automóveis encaminharam-se para aquela parte da cidade. Até dois tratores serviram para transportar adeptos de uma das freguesias vizinhas até ao epicentro dos festejos.

No pensamento de muitos benfiquistas de Leiria esteve o 35.º título mas também um protagonista: Jorge Jesus.

"Não é um título saboroso por ser o terceiro. É saboroso pelas 'bocas' do Jorge Jesus! Ele comeu naquele 'prato' e não o soube respeitar", disse à Agência Lusa José Nunes, benfiquista de 62 anos.

Jonas e Mitroglou foram apontados como dois dos principais responsáveis pela carreira dos "encarnados", "e também o moço, o Renato Sanchez, que deu força grande à equipa".

José Nunes destacou ainda Rui Vitória:

"Muitos benfiquistas diziam mal do treinador, mas disse-lhes para terem paciência. É difícil chegar e por uma equipa a jogar futebol. Passados 5 meses a equipa estava a jogar. Além disso não respondeu a Jesus. Rui Vitória mostrou carácter".

Idalina Bernardino, 70 anos, viu o jogo na Casa do Benfica de Leiria e no final assumia-se "super-feliz" pela vitória:

"Estava convencida que íamos ganhar e conseguimos. O responsável? É o Jorge? o Rui Vitória! Até nem me importava que o Sporting ganhasse, mas como o Jorge Jesus deu com a língua nos dentes, é bem feita!".

Hugo Cruz, 29 anos, sócio do Benfica, admite que o título "foi complicado", mas atribui "o mérito todo a Rui Vitória":

"Ganhámos com a maior emoção do mundo. Foi até ao fim. Conseguimos fazer melhor que o Jorge Jesus e tínhamos uma equipa com jogadores que valiam menos do que os deles, mas com mais coração. Estes jogadores tiveram mais benfiquismo".

O presidente da Casa do Benfica de Leiria, Ramiro Antunes, concorda com as críticas a Jorge Jesus:

"Este é um prémio para uma pessoa excecional: o treinador do Benfica. Vivi o ano inteiro a chatear-me com sócios da Casa do Benfica por defender o Rui Vitória e a equipa do Benfica! Diziam que era melhor mandar embora, porque não prestava!".

Na hora da vitória, Ramiro Antunes admite preferir "nem dizer o nome" de Jorge Jesus:

"Se ele diz que o Rui Vitória não é treinador, ele também não é treinador! Ele não presta como treinador, não tem qualidade para treinar uma equipa como o Benfica e este ano isso ficou provado. Não tem qualidade nem para o Sporting".

Com milhares de pessoas concentradas no centro da cidade, o presidente da Casa do Benfica admite que a ideia de que Leiria é maioritariamente sportinguista está ultrapassada:

"Quando assumi a presidência, um dos 'slogans' era fazer esquecer a ideia que as pessoas têm de que Leiria é sportinguista. Pode haver um núcleo de 'velhos do Restelo' sportinguistas. Mas no concelho de Leiria há muito mais benfiquistas".

A alguns metros da festa, Patrícia Sequeira observava, calada, de cachecol do Sporting ao pescoço.

"Estou aqui à distância senão ainda me batem. Prefiro ficar aqui longe", assumiu.

A sportinguista acreditou que era possível, mas mantém a admiração pela equipa, apesar do segundo lugar:

"Tenho orgulho do Sporting, sempre. Quer ganhe, quer perca. O Sporting jogou melhor que o Benfica. Gostava de estar ali na Fonte Luminosa com os sportinguistas. Estamos há muitos anos à espera. Foi quase, mas está quase".

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC