sicnot

Perfil

Benfica tricampeão

Benfica tricampeão

Benfica Tricampeão

Festa do 35º título do Benfica em Leiria com Jorge Jesus no pensamento

O 35º título nacional de futebol conquistado hoje pelo Benfica foi intensamente festejado pelos adeptos dos "encarnados" em Leiria, que no momento das celebrações lembraram Jorge Jesus, anterior técnico benfiquista e atual do Sporting.

ANT\303\223NIO COTRIM

Os bares e cafés no centro de Leiria, perto da Fonte Luminosa - habitual ponto de comemoração dos títulos nacionais - encheram-se cedo para acompanhar os dois jogos decisivos da Liga portuguesa.

O vermelho predominou nas esplanadas, ganhando espaço à medida que os minutos passavam e o resultado era favorável ao Benfica.

Após o apito final, Leiria festejou ruidosamente o terceiro título consecutivo do Benfica. Milhares de pessoas concentraram-se na Fonte Luminosa, onde sistemas de som tocavam os hinos encarnados e puxavam pela multidão, que saltava e gritava "SLB".

Várias pequenas caravanas automóveis encaminharam-se para aquela parte da cidade. Até dois tratores serviram para transportar adeptos de uma das freguesias vizinhas até ao epicentro dos festejos.

No pensamento de muitos benfiquistas de Leiria esteve o 35.º título mas também um protagonista: Jorge Jesus.

"Não é um título saboroso por ser o terceiro. É saboroso pelas 'bocas' do Jorge Jesus! Ele comeu naquele 'prato' e não o soube respeitar", disse à Agência Lusa José Nunes, benfiquista de 62 anos.

Jonas e Mitroglou foram apontados como dois dos principais responsáveis pela carreira dos "encarnados", "e também o moço, o Renato Sanchez, que deu força grande à equipa".

José Nunes destacou ainda Rui Vitória:

"Muitos benfiquistas diziam mal do treinador, mas disse-lhes para terem paciência. É difícil chegar e por uma equipa a jogar futebol. Passados 5 meses a equipa estava a jogar. Além disso não respondeu a Jesus. Rui Vitória mostrou carácter".

Idalina Bernardino, 70 anos, viu o jogo na Casa do Benfica de Leiria e no final assumia-se "super-feliz" pela vitória:

"Estava convencida que íamos ganhar e conseguimos. O responsável? É o Jorge? o Rui Vitória! Até nem me importava que o Sporting ganhasse, mas como o Jorge Jesus deu com a língua nos dentes, é bem feita!".

Hugo Cruz, 29 anos, sócio do Benfica, admite que o título "foi complicado", mas atribui "o mérito todo a Rui Vitória":

"Ganhámos com a maior emoção do mundo. Foi até ao fim. Conseguimos fazer melhor que o Jorge Jesus e tínhamos uma equipa com jogadores que valiam menos do que os deles, mas com mais coração. Estes jogadores tiveram mais benfiquismo".

O presidente da Casa do Benfica de Leiria, Ramiro Antunes, concorda com as críticas a Jorge Jesus:

"Este é um prémio para uma pessoa excecional: o treinador do Benfica. Vivi o ano inteiro a chatear-me com sócios da Casa do Benfica por defender o Rui Vitória e a equipa do Benfica! Diziam que era melhor mandar embora, porque não prestava!".

Na hora da vitória, Ramiro Antunes admite preferir "nem dizer o nome" de Jorge Jesus:

"Se ele diz que o Rui Vitória não é treinador, ele também não é treinador! Ele não presta como treinador, não tem qualidade para treinar uma equipa como o Benfica e este ano isso ficou provado. Não tem qualidade nem para o Sporting".

Com milhares de pessoas concentradas no centro da cidade, o presidente da Casa do Benfica admite que a ideia de que Leiria é maioritariamente sportinguista está ultrapassada:

"Quando assumi a presidência, um dos 'slogans' era fazer esquecer a ideia que as pessoas têm de que Leiria é sportinguista. Pode haver um núcleo de 'velhos do Restelo' sportinguistas. Mas no concelho de Leiria há muito mais benfiquistas".

A alguns metros da festa, Patrícia Sequeira observava, calada, de cachecol do Sporting ao pescoço.

"Estou aqui à distância senão ainda me batem. Prefiro ficar aqui longe", assumiu.

A sportinguista acreditou que era possível, mas mantém a admiração pela equipa, apesar do segundo lugar:

"Tenho orgulho do Sporting, sempre. Quer ganhe, quer perca. O Sporting jogou melhor que o Benfica. Gostava de estar ali na Fonte Luminosa com os sportinguistas. Estamos há muitos anos à espera. Foi quase, mas está quase".

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.