sicnot

Perfil

Benfica Tetracampeão

Benfica Tetracampeão

Benfica Tetracampeão

Benfiquistas festejam tetra em Luanda com águia de 50 quilos

ANT\303\223NIO COTRIM

Dezenas de adeptos do Benfica, portugueses e angolanos, festejaram este sábado em Luanda a conquista do campeonato de futebol, apadrinhada por uma águia em madeira de 50 quilos que levou seis meses a fazer e que seguirá para Lisboa.

A iniciativa partiu dos sócios da "Casa 70", conhecida sala de festas na Vila Alice, centro de Luanda, local de concentração dos benfiquistas na capital angolana em dia de jogo grande do clube, como foi o caso de hoje, em que cerca de uma centena assistiu, via televisão, à partida que em Lisboa deu o 'tetra' ao Benfica.

"O Benfica é uma nação em Angola. Basta ver pelas festas que há agora pela cidade toda", disse à Lusa Marco Cunha, um dos donos do espaço, ainda emocionado pela vitória (5-0) sobre o Vitória de Guimarães que deu o campeonato aos da casa, festejado em Luanda, a mais de 6.000 quilómetros de distância.

Uma conquista que começou a ser preparada, ou pelo menos antecipada, pelos adeptos benfiquistas de Luanda há seis meses, com a encomenda de uma escultura de uma águia em madeira tropical 'panga panga' com cerca de 50 quilos.

"Encomendamos esta escultura para oferecer à direção do SL Benfica pelos quatro títulos consecutivos. Acho que é um esforço e nós, adeptos do Benfica, temos de agraciar a direção com esta oferta e nada melhor que isto: Uma escultura feita em 'panga panga', por um artista nacional, que levou seis meses a fazer", explicou Marco Cunha, um dos ferrenhos adeptos benfiquistas que fizeram hoje a festa em Luanda.

A águia, "oferecida em nome dos adeptos angolanos", segue dentro de dias viagem para Lisboa, onde estes esperam venha a ocupar lugar no Museu Cosme Damião.

Já em plena festa vermelha e branca, Joana Sampaio, portuguesa a trabalhar em Angola há três anos, foi supersticiosa e assistiu ao jogo do título, pela terceira vez consecutiva, no mesmo local. "Mais do que uma tradição, já é superstição", explicou a benfiquista, agora sem os dois colegas portugueses com quem, em 2015 e 2016, também na "Casa 70", assistiu ao jogo do título.

"Neste momento eu sou a única que resta do grupo que há três anos estava aqui", atirou, emocionada pelo terceiro título que festeja, "com saudade e nostalgia", longe de casa, no norte de Portugal.

A jogar em casa, a angolana Emanuela Gouveia vestiu-se a rigor para, acompanhada pelas duas filhas, festejar a vitória benfiquista na "Casa 70"."Sou do Benfica de alma, sangue e coração. Este título tem um sabor especial porque é o primeiro tetra, para mim e para todos os benfiquistas. Eu amo o Benfica", garantia, sorridente.

Mário Rafael, português de 36 anos e há uma década a trabalhar em Angola, recordava, durante a festa benfiquista, que tem agora tantos anos como os títulos de campeão do Benfica: "Os benfiquistas estão em todo o lado. Angola não podia ser exceção. Este título tem um sabor especial porque foi conquistado no campo e não na secretaria, com pressão, confusão, confusão".

Para este português, um dos elementos do grupo autointitulado "Nação Benfiquista em Angola", o tempo, além desta festa, é já de preparar a próxima.

"A festa, em Luanda, é garantida. O Benfica é uma nação e todos juntos vamos trabalhar para o penta", rematou.

Lusa

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.