sicnot

Perfil

É Carnaval

É Carnaval

É Carnaval

Alberto João Jardim volta à folia do Carnaval como percussionista da Turma do Funil

O cortejo alegórico de sábado do Carnaval da Madeira vai voltar a ter a participação do ex-presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, que integrará a ala dos percussionistas da trupe Turma do Funil.

"O doutor Alberto João Jardim integra a banda de percussão com uma pandeireta e trajando um fato azul e amarelo, as cores da região, e com um chapéu igualmente azul e amarelo com plumas", disse hoje à agência Lusa o professor do Conservatório Escola das Artes e fundador do grupo José Nunes Atanázio.

Nas folias de Carnaval, Alberto João Jardim começou na trupe Froufrou, de Ângela Morna, mas com a sua extinção passou a integrar a Turma do Funil, pela qual desfilou durante 27 anos consecutivos.

A sua participação foi interrompida a partir de 2011, por questões de saúde, com exceção do ano de 2013, em que esteve presente.

"Antigamente, as pessoas comentavam que ele entrava no desfile apenas para arranjar votos quando isso não era verdade pois ele ia porque gostava daquilo. Então, este ano, entra para provar que esses comentários não correspondiam à verdade", explica José Nunes Atanázio.

O Governo Regional estima que a taxa de ocupação hoteleira da época carnavalesca na Madeira ronde os 70%, "semelhante" à de 2015.

Dedicado ao tema "Madeira, Carnaval de Sonho", a edição deste ano conta com um investimento do executivo de 293 mil euros e envolve 3.500 pessoas na organização.

O dia alto do Carnaval madeirense acontece no sábado, com o cortejo alegórico, que, a partir das 21:00, percorrerá as principais artérias da baixa da cidade do Funchal e será constituído por nove grupos com cerca de 1.200 figurantes.

As Festas de Carnaval são consideradas um dos principais cartazes turísticos da Região Autónomo da Madeira e, por isso, o Conselho do Governo de 28 de janeiro decidiu celebrar protocolos de desenvolvimento e de cooperação, no âmbito da promoção e animação turística, com os nove grupos que integram o Cortejo Alegórico de sábado, tendo-lhes atribuído apoios no valor total de 231.729 euros.

O desfile integra as trupes de João Nunes Atanázio, com "Noite Mágica", Associação Fura Samba ("Neste universo de mistério, cai do céu e a poesia, um livro aberto, cheio de fascinação"), Associação de Animação Geringonça ("O despertar da quimera"), Escola de Samba Caneca Furada ("Sonho de uma noite"), Os Cariocas - Associação Cultural e Recreativa, Escola de Samba ("Um sonho sem fronteiras"), João Egídio Andrade Rodrigues ("O Sonho do Sol e da Lua"), João dos Santos Encarnação Mendes ("Sonho de uma noite de verão"), Associação ANIMAD ("Popup Gaudí - Sonho de Artista") e João Nunes de Oliveira ("Madeira, destino de sonho").

O Conselho do Governo de 21 de janeiro resolveu conceder tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval em todos os serviços, institutos públicos e empresas públicas sob a tutela do Governo Regional, assim como na parte da manhã da quarta-feira.

Lusa

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • O momento em que Trump quis ser um camionista

    Mundo

    O Presidente norte-americano Donald Trump reuniu-se esta quinta-feira com representantes da indústria de camionagem. Não é apenas do encontro que lhe falamos, mas principalmente da invulgar receção feita por Trump, que entrou para um camião, fingiu que o conduzia e buzinou... em pleno jardim da Casa Branca.

  • FBI investiga possível campanha de espiões russos contra Hillary
    0:57

    Mundo

    A suspeita de ligação entre a equipa de Donald Trump e operacionais russos está a aumentar. A CNN diz que a equipa do Presidente do Estados Unidos da América se coordenou com os russos para atingir Hillary Clinton. O FBI está a investigar registos telefónicos, de viagens, relatórios e transações para offshores.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • O edifício mais longo do mundo

    Mundo

    Se pensa que já viu tudo em relação aos edifícios mais longos e complexos do mundo, pense duas vezes. O edifício mais longo do mundo pode estar prestes a chegar e promete fazer de Nova Iorque uma cidade ainda mais atrativa.