sicnot

Perfil

Caso Bial

Caso Bial

Caso Bial

Bial garante respeito das "melhores práticas" no ensaio clínico em França

A farmacêutica portuguesa Bial garante que foram seguidas "as melhores práticas médicas internacionais" no ensaio clínico que levou à hospitalização de seis pessoas em França, uma delas em morte cerebral. A empresa acrescenta que está a acompanhar a situação no centro de investigação e no hospital.

© Stefan Wermuth / Reuters

Seis pessoas estão hospitalizadas em França em estado considerado grave, uma delas em morte cerebral, depois de terem participado voluntariamente num ensaio clínico. O teste a uma nova substância analgésica estava a ser conduzido pelo laboratório francês Biotrial para a portuguesa Bial.

Em comunicado, a Bial indica que foi informada de que "cinco [e não seis, como é avançado pelo hospital] participantes apresentaram sintomas graves" no ensaio, que decorria desde junho de 2015 "com um composto experimental".

A farmacêutica acrescenta que "o desenvolvimento desta nova molécula, na área da dor (inibidor da enzima FAAH), segue, desde o início, todas as boas práticas internacionais, com a realização de testes e ensaios pré clínicos, nomeadamente na área da toxicologia".

Contrariamente ao que chegou a ser avançado a substancia ensaiada não contém cannabis.

Entretanto, o Infarmed já garantiu que o medicamento experimental não está a ser usado em nenhum ensaio clínico em Portugal.

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Obama encurta pena de delatora do Wikileaks
    1:45
  • Putin sai em defesa de Trump
    2:29

    Mundo

    Vladimir Putin já saiu em defesa de Donald Trump e diz que houve uma tentativa de minar o Presidente eleito dos Estados Unidos, através de um alegado relatório, atribuido à espionagem russa. Putin diz que o relatório é falso.