sicnot

Perfil

Caso Bial

Caso Bial

Caso Bial

Bial garante respeito das "melhores práticas" no ensaio clínico em França

A farmacêutica portuguesa Bial garante que foram seguidas "as melhores práticas médicas internacionais" no ensaio clínico que levou à hospitalização de seis pessoas em França, uma delas em morte cerebral. A empresa acrescenta que está a acompanhar a situação no centro de investigação e no hospital.

© Stefan Wermuth / Reuters

Seis pessoas estão hospitalizadas em França em estado considerado grave, uma delas em morte cerebral, depois de terem participado voluntariamente num ensaio clínico. O teste a uma nova substância analgésica estava a ser conduzido pelo laboratório francês Biotrial para a portuguesa Bial.

Em comunicado, a Bial indica que foi informada de que "cinco [e não seis, como é avançado pelo hospital] participantes apresentaram sintomas graves" no ensaio, que decorria desde junho de 2015 "com um composto experimental".

A farmacêutica acrescenta que "o desenvolvimento desta nova molécula, na área da dor (inibidor da enzima FAAH), segue, desde o início, todas as boas práticas internacionais, com a realização de testes e ensaios pré clínicos, nomeadamente na área da toxicologia".

Contrariamente ao que chegou a ser avançado a substancia ensaiada não contém cannabis.

Entretanto, o Infarmed já garantiu que o medicamento experimental não está a ser usado em nenhum ensaio clínico em Portugal.

  • Sismo registado esta manhã na região de Lisboa

    País

    Um sismo foi sentido esta manhã na região da Grande Lisboa. O abalo foi registado às 7h44, com epicentro em Sobral de Monte Agraço e magnitude de 4.3, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Em atualização

  • "É terrorismo, politiquice e interesse económico"
    0:45

    País

    A situação em Mação, no distrito de Santarém, continua muito complicada para os operacionais e para as populações que tentam combater as chamas. Os populares dizem que é de "lastimar" a aflição que se vive.

  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.