sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

BE pede ao Governo auditoria forense a créditos de alto risco da CGD

A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, incentivou hoje o Governo a promover uma auditoria forense aos créditos de alto risco da Caixa Geral de Depósitos (CGD), com o primeiro-ministro a garantir que tal proposta será ponderada.

"O Governo deve promover uma auditoria forense aos créditos de alto risco da CGD e partilhar os resultados com o parlamento e o Ministério Público", vincou esta tarde Catarina Martins, que se dirigia ao chefe do executivo, António Costa, num debate quinzenal na Assembleia da República marcado pelo tema CGD.

Na resposta, o primeiro-ministro foi sintético: "Iremos ponderar a sua sugestão", vincou António Costa.

Dirigindo-se ao PSD, que antes havia anunciado a imposição de uma comissão de inquérito parlamentar para "apurar responsabilidades de governos e de administrações" em relação à CGD, a porta-voz do Bloco diz que esta comissão não tem de ser potestativa e limitada no seu objeto.

"Se querem uma comissão parlamentar de inquérito para investigar tudo, não tem de ser potestativa. O BE não se oporá a ela com certeza", declarou a bloquista, temendo que a imposição social-democrata da comissão canalize o objeto dos trabalhos da mesma apenas num sentido.

"Isto do PSD querer uma comissão de inquérito só sua, sabemos bem o que pode querer dizer", prosseguiu.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    A Direção-Geral da Saúde (DGS) diagnosticou mais dois casos de legionella ligados ao surto no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que infetou até agora 56 pessoas, cinco das quais morreram.

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto

    País

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto, junto ao Novo Banco, para exigir "a totalidade do dinheiro e os juros vencidos até à data", indicou um dos investidores.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Putin apela a concessões para solução do conflito na Síria
    1:07

    Mundo

    Vladimir Putin afirma que há uma oportunidade real de pôr fim ao conflito na Síria mas avisa que são necessárias concessões de todas as partes envolvidas. O presidente russo recebeu esta quarta-feira os homólogos do Irão e da Turquia em Sochi, na Rússia.