sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

"Exercício de governação não é um comício"

M\303\201RIO CRUZ

O ministro das Finanças afirmou esta quarta-feira no parlamento que "o exercício de governação não é um comício", respondendo ao CDS que citou o líder parlamentar socialista, que disse que não escolheria Mário Centeno para orador num comício.

Questionado sobre se considera que o Governo e o ministro das Finanças geriram mal o processo que envolveu Mário Centeno e o anterior presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) António Domingues, o líder parlamentar do PS, Carlos César, respondeu: "Sabe, eu não escolheria o doutor Mário Centeno para orador de um comício, mas ele foi muito bem escolhido para ministro das Finanças".

Na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, onde o ministro das Finanças esteve esta quarta-feira a ser ouvido durante cerca de quatro horas, a deputada do CDS Cecília Meireles confrontou o governante com estas declarações do líder da bancada socialista.

Na resposta, Mário Centeno afirmou que "o exercício de governação não é um comício" e que "não é nos comícios que se decidem os melhores ministros das Finanças nem a ação governativa".

Lusa

  • "Esta inibição é própria de regimes totalitários"
    1:07

    Caso CGD

    PSD e CDS desafiam PS, PCP e Bloco para até às 18h00, altura da reunião da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, os partidos respondam sobre a decisão de chumbar o acesso às comunicações entre Mário Centeno e António Domingues. A direita considera que é um boicote democrático e que provoca um ambiente insuportável no país.

  • PR mudou de atitude depois de conhecer SMS entre Centeno e Domingues
    1:52

    Caso CGD

    O conteúdo das mensagens escritas trocadas entre Mário Centeno e António Domingues enfureceu o Presidente da República contra o ministro das Finanças. Segundo os jornais Público e Diário de Notícias, Marcelo Rebelo de Sousa mudou radicalmente de atitude depois de, no último fim de semana, António Lobo Xavier lhe ter mostrado SMS enviados por Centeno a Domingues quando este ainda negociava o convite para presidente da Caixa Geral de Depósitos.

  • Direita acusa Centeno de ter perdido toda a credibilidade
    0:58

    Caso CGD

    A direita acusa Mário Centeno de ter perdido toda a credibilidade e autoridade. PSD e CDS trouxeram à discussão o polémico acordo entre o ministro e António Domingues sobre a entrega das declarações de património. O ministro das Finanças não respondeu às críticas.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos suburbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.