sicnot

Perfil

Caso CGD

Caso CGD

Caso CGD

Formalizada constituição da segunda comissão de inquérito à CGD

A criação de uma segunda comissão de inquérito às responsabilidades do Governo na administração da CGD foi hoje motivo de uma resolução do Parlamento, publicada em Diário da República, que insiste querer saber a razão da demissão de António Domingues.

Aprovada em 27 de fevereiro de 2017, e hoje publicada, a resolução determina que aquela comissão - que já está em funcionamento desde finais de fevereiro, embora só hoje tenha sido formalmente constituída - deverá funcionar "pelo prazo mais curto que permita cumprir" os seus objetivos, sem ultrapassar os 120 dias, terminando assim em julho.


A comissão vai dedicar-se a analisar três pontos. O primeiro, "apreciar" as negociações, direta ou indiretamente conduzidas pelo Governo, as condições e os termos de contratação da administração de António Domingues para a CGD - Caixa Geral de Depósitos.


O parlamento quer ainda que a comissão aprecie "a intervenção e responsabilidade" do Governo pela gestão da administração liderada por António Domingues e também que aprecie os factos que conduziram à sua demissão e saída efetiva da administração por si liderada.


Hoje, numa entrevista à agência Lusa, o presidente desta segunda comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o social-democrata José Pedro Aguiar-Branco, assegurou que vai fazer tudo para que esta não seja "a comissão dos SMS".

Lusa

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38