sicnot

Perfil

Ciberataque mundial

Ciberataque mundial

Ciberataque mundial

Hospitais britânicos alvos de ataque informático

(Arquivo)

© Kacper Pempel / Reuters

Vários organismos do serviço público de saúde britânico (NHS), entre os quais hospitais, foram esta sexta-feira alvo de ataques informáticos, que os obrigaram a cancelar atos médicos, anunciou este organismo.

"Um certo número de organismos informou ter sido afetado por ataques informáticos", adiantou o NHS num comunicado, sublinhando que "o inquérito está no início", mas que deverá tratar-se do vírus Wanna Decryptor.

Este vírus encripta os dados de um computador, para exigir ao seu proprietário um pagamento em troca de um código para resolver o problema.

O NHS informou não ter ainda elementos que lhe permitam pensar que existiu acesso a dados dos doentes, adiantando que o ataque não foi "dirigido especificamente contra" o serviço público de saúde e "afeta outros setores".

Os hospitais pediram aos utentes que apenas se desloquem às unidades de saúde em caso de urgência.A multinacional de serviços tecnológicos Claranet alertou hoje para um ataque informático "de grandes dimensões" em curso à escala internacional.

"Alertamos para o facto de estar em curso um ciber-ataque de grandes dimensões, dirigido principalmente a empresas de comunicações, mas também com outros alvos em vista", refere a informação enviada pela Claranet aos clientes, a que a Lusa teve acesso.

Em Portugal, a Portugal Telecom alertou os clientes de que há um vírus perigoso a circular na Internet e pediu para que tenham cautela na navegação na rede e na abertura de anexos recebidos por correio eletrónico e a EDP decidiu cortar os acessos à Internet da sua rede para prevenir o ataque informático.

A multinacional espanhola de telecomunicações Telefónica foi obrigada a desligar os computadores da sua sede em Madrid, depois de detetar um vírus informático que bloqueou alguns equipamentos.

Lusa

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Como um tweet de Kylie Jenner levou à queda das ações do Snapchat

    Economia

    As ações da Snap Inc., empresa que gere o Snapchat, fecharam a cair 6% na bolsa de Wall Street, esta quinta-feira, depois de Kylie Jenner ter anunciado que tinha deixado de usar a aplicação. A celebridade norte-americana tem mais de 24 milhões de seguidores e é considerada uma das utilizadoras mais influentes do Snapchat.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Substituiria o seu café por bolotas?

    País

    Investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) desenvolveram um produto à base de bolotas para substituir o café, de forma a evitar os efeitos negativos que esta bebida pode ter nos consumidores.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00