sicnot

Perfil

Ciberataque mundial

Ciberataque mundial

Ciberataque mundial

Europol descobriu que foi criada nova variante do vírus responsável pelo ciberataque

Mike Corder

O Departamento de Combate ao Cibercrime da Europol (EC3), que engloba polícias e peritos forenses de vários países, descobriu que os piratas informáticos alteraram o código de entrada do vírus nos sistemas, criando uma nova variante do vírus. E temem que novos ataques possam acontecer.

As autoridades acreditam também que o ataque de sexta-feira possa fazer mais vitimas.


Muitas empresas deixam os sistemas desligados durante o fim de semana. E esta segunda-feira quando o ligarem, ele pode colapsar.

É por isso que as autoridades policiais de todo o mundo estão aconselhar as grandes empresas a accionarem planos de contigência que impeçam a entrada de mails externos e a abertura de links.

De acordo com os especialistas em cibercrime não basta alertar os funcionários para não não abrirem emails suspeitos. É preciso que os departamentos informáticos das empresas limpem dos servidores todo o correio externo.

A Europol e as policias de combate ao crime informático têm já as passwords técnicas que permitem identificar os mails infectados. E essas informações foram passadas aos responsaveis das empresas consideradas criticas.

Em Portugal, os hospitais, a aviação civil, os bancos e as ferrovias receberam essas informações.

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Arquivada queixa do Sporting contra Rui Vitória

    Desporto

    O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou a queixa do Sporting contra o treinador do Benfica, Rui Vitória, por alegada coação do árbitro Artur Soares Dias, foi esta terça-feira anunciado.

  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.