sicnot

Perfil

Ciberataque mundial

Ciberataque mundial

Ciberataque mundial

Europol descobriu que foi criada nova variante do vírus responsável pelo ciberataque

Mike Corder

O Departamento de Combate ao Cibercrime da Europol (EC3), que engloba polícias e peritos forenses de vários países, descobriu que os piratas informáticos alteraram o código de entrada do vírus nos sistemas, criando uma nova variante do vírus. E temem que novos ataques possam acontecer.

As autoridades acreditam também que o ataque de sexta-feira possa fazer mais vitimas.


Muitas empresas deixam os sistemas desligados durante o fim de semana. E esta segunda-feira quando o ligarem, ele pode colapsar.

É por isso que as autoridades policiais de todo o mundo estão aconselhar as grandes empresas a accionarem planos de contigência que impeçam a entrada de mails externos e a abertura de links.

De acordo com os especialistas em cibercrime não basta alertar os funcionários para não não abrirem emails suspeitos. É preciso que os departamentos informáticos das empresas limpem dos servidores todo o correio externo.

A Europol e as policias de combate ao crime informático têm já as passwords técnicas que permitem identificar os mails infectados. E essas informações foram passadas aos responsaveis das empresas consideradas criticas.

Em Portugal, os hospitais, a aviação civil, os bancos e as ferrovias receberam essas informações.