sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Ano 2015: o mais quente de todo o sempre

O ano de 2015 está na iminência de se tornar no ano mais quente alguma vez registado, revelou hoje a agência da ONU para as alterações climáticas (OMM). O mês de outubro já foi classificado como o mais quente da história desde que se começaram a recolher dados meteorológicos em 1880.

© Ronen Zvulun / Reuters

"A tendência que se regista em 2015 deixa supor que este ano será o mais quente jamais registado", revela a OMM, uma vez que os primeiros 10 meses de 2015 foram os mais quentes de sempre.

No relatório divulgado a uma semana da Cimeira do Clima em Paris, a OMM indica igualmente que "os anos de 2011 a 2015 representam o período de cinco anos mais quente jamais registado, tendo sido influenciados pelas alterações climáticas numerosos fenómenos meteorológicos extremos -- em particular as vagas de calor".

"O estado do clima mundial em 2015 ficará como referência por uma série de razões", declarou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

Precisou que, além da questão da temperatura média à superfície, "as concentrações de gás com efeito de estufa na atmosfera atingiram novos picos: na primavera boreal de 2015, pela primeira vez, o teor de CO2 na atmosfera ultrapassou as 400 partes por milhão numa média mundial".

Considerando tratar-se de "notícias tristes" para o planeta, Jarraud assinalou que "é possível limitar as emissões de gases com efeito de estufa, que estão na origem das alterações climáticas".

"Dispomos do conhecimento e dos instrumentos necessários para agir. Temos escolha, o que não será o caso das gerações futuras", adiantou.

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC