sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Lisboa, Porto e Coimbra participam domingo em ação contra aquecimento global

Portugal vai contribuir com três ações, em Lisboa, Porto e Coimbra, para os mais de dois mil eventos que, no domingo, no mundo inteiro, vão exigir aos políticos reunidos em Paris um acordo global contra as alterações climáticas.

Em Coimbra está convocada uma concentração na Praça da República, de onde vai partir uma marcha até ao Largo da Portagem (Arquivo)

Em Coimbra está convocada uma concentração na Praça da República, de onde vai partir uma marcha até ao Largo da Portagem (Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuters

No fim de semana que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), em Paris, centenas de milhares de pessoas irão para a rua em 150 países, especificou a Quercus, em comunicado.

Em Portugal, cidadãos, movimentos e associações promovem várias iniciativas, com a Quercus a divulgar três delas.

Em Lisboa, no dia 29, pelas 15:00, está convocada uma Marcha Mundial pelo Clima, com início no Martim Moniz, que segue depois para a Alameda, pela Avenida Almirante Reis.

À mesma hora, no Porto, os manifestantes devem concentrar-se no Largo do Terreiro, de onde partirão para a Câmara Municipal.

Em Coimbra, também à mesma hora, está convocada uma concentração na Praça da República, de onde vai partir uma marcha até ao Largo da Portagem.

A Quercus, que divulgou os desfiles, avançou que "os cidadãos irão exigir aos governos que consigam encontrar um acordo que ajude a acabar com a exploração dos combustíveis fósseis, que financie uma transição justa para 100% de energia renovável para todos e que proteja as comunidades mais vulneráveis dos piores impactes das alterações climáticas".

Com a confluência nas marchas e manifestações de "diferentes vozes, de diferentes espaços de intervenção pública", os organizadores pretendem "mostrar que a luta climática afeta muito do essencial das vidas (das pessoas), desde a equidade, à pobreza, desde a alimentação à energia, à água, ao trabalho, segurança e direitos humanos".

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.