sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Lisboa, Porto e Coimbra participam domingo em ação contra aquecimento global

Portugal vai contribuir com três ações, em Lisboa, Porto e Coimbra, para os mais de dois mil eventos que, no domingo, no mundo inteiro, vão exigir aos políticos reunidos em Paris um acordo global contra as alterações climáticas.

Em Coimbra está convocada uma concentração na Praça da República, de onde vai partir uma marcha até ao Largo da Portagem (Arquivo)

Em Coimbra está convocada uma concentração na Praça da República, de onde vai partir uma marcha até ao Largo da Portagem (Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuters

No fim de semana que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), em Paris, centenas de milhares de pessoas irão para a rua em 150 países, especificou a Quercus, em comunicado.

Em Portugal, cidadãos, movimentos e associações promovem várias iniciativas, com a Quercus a divulgar três delas.

Em Lisboa, no dia 29, pelas 15:00, está convocada uma Marcha Mundial pelo Clima, com início no Martim Moniz, que segue depois para a Alameda, pela Avenida Almirante Reis.

À mesma hora, no Porto, os manifestantes devem concentrar-se no Largo do Terreiro, de onde partirão para a Câmara Municipal.

Em Coimbra, também à mesma hora, está convocada uma concentração na Praça da República, de onde vai partir uma marcha até ao Largo da Portagem.

A Quercus, que divulgou os desfiles, avançou que "os cidadãos irão exigir aos governos que consigam encontrar um acordo que ajude a acabar com a exploração dos combustíveis fósseis, que financie uma transição justa para 100% de energia renovável para todos e que proteja as comunidades mais vulneráveis dos piores impactes das alterações climáticas".

Com a confluência nas marchas e manifestações de "diferentes vozes, de diferentes espaços de intervenção pública", os organizadores pretendem "mostrar que a luta climática afeta muito do essencial das vidas (das pessoas), desde a equidade, à pobreza, desde a alimentação à energia, à água, ao trabalho, segurança e direitos humanos".

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • Duas opções do círculo mais próximo de António Costa
    1:41
  • O clube de amigos de António Costa

    Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • Tondela corta relações institucionais com Belenenses

    Desporto

    O Tondela anunciou esta quinta-feira o corte de relações institucionais com o Belenenses, que vai defrontar no domingo para a nona jornada da I Liga de futebol, na sequência do diferendo pelo não adiamento do jogo devido aos incêndios.

  • SC Braga recebe o Ludogorets
    2:03

    Liga Europa

    O Sporting de Braga recebe hoje o Ludogorets. Abel Ferreira destaca a capacidade física e ofensiva do adversário e quer um Braga a jogar com intensidade para vencer o atual campeão da Bulgária.