sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Lisboa, Porto e Coimbra participam domingo em ação contra aquecimento global

Portugal vai contribuir com três ações, em Lisboa, Porto e Coimbra, para os mais de dois mil eventos que, no domingo, no mundo inteiro, vão exigir aos políticos reunidos em Paris um acordo global contra as alterações climáticas.

Em Coimbra está convocada uma concentração na Praça da República, de onde vai partir uma marcha até ao Largo da Portagem (Arquivo)

Em Coimbra está convocada uma concentração na Praça da República, de onde vai partir uma marcha até ao Largo da Portagem (Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuters

No fim de semana que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), em Paris, centenas de milhares de pessoas irão para a rua em 150 países, especificou a Quercus, em comunicado.

Em Portugal, cidadãos, movimentos e associações promovem várias iniciativas, com a Quercus a divulgar três delas.

Em Lisboa, no dia 29, pelas 15:00, está convocada uma Marcha Mundial pelo Clima, com início no Martim Moniz, que segue depois para a Alameda, pela Avenida Almirante Reis.

À mesma hora, no Porto, os manifestantes devem concentrar-se no Largo do Terreiro, de onde partirão para a Câmara Municipal.

Em Coimbra, também à mesma hora, está convocada uma concentração na Praça da República, de onde vai partir uma marcha até ao Largo da Portagem.

A Quercus, que divulgou os desfiles, avançou que "os cidadãos irão exigir aos governos que consigam encontrar um acordo que ajude a acabar com a exploração dos combustíveis fósseis, que financie uma transição justa para 100% de energia renovável para todos e que proteja as comunidades mais vulneráveis dos piores impactes das alterações climáticas".

Com a confluência nas marchas e manifestações de "diferentes vozes, de diferentes espaços de intervenção pública", os organizadores pretendem "mostrar que a luta climática afeta muito do essencial das vidas (das pessoas), desde a equidade, à pobreza, desde a alimentação à energia, à água, ao trabalho, segurança e direitos humanos".

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57