sicnot

Perfil

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Cimeira do Clima

Projeto de acordo final da Cimeira do Clima adiado para sábado de manhã

O projeto de acordo final para o combate às alterações climáticas, que deveria ser apresentado hoje na cimeira mundial do clima que decorre em Paris, foi adiado para sábado de manhã, anunciou a presidência francesa.

© Stephane Mahe / Reuters

"Preferimos dar tempo para consultas com as delegações ao longo de todo o dia de sexta-feira" antes de apresentar o texto final para ser adotado em plenário, precisou a mesma fonte, citada pela AFP.

O texto "vai ser apresentado logo cedo na manhã de sábado para adoção ao meio-dia", acrescentou, depois de uma segunda noite em claro para os representantes de 195 países reunidos há duas semanas em Bourget, no norte da capital francesa, no âmbito da conferência do clima (COP21).

"As coisas estão a ir na direção certa", disse o presidente da COP21 e ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, que afirmou esperar estar em condições de apresentar uma versão final do acordo no dia de hoje.

Os delegados deixaram a sala de negociações pouco antes das 06:00 (menos uma hora em Lisboa).

A conferência tem como objetivo alcançar um acordo global para a redução de emissões de gases com efeito de estufa, em substituição do Protocolo de Quioto.

Lusa

  • Vaticano exibe imagens e mensagem de apelo à defesa do ambiente
    1:10

    Mundo

    Pandas, elefantes, leões, bem como imagens alusivas às alterações climáticas, encheram ontem a fachada e a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Mais de 100 mil pessoas assistiram ao espetáculo "Faça-se Luz", que pretende sensibilizar os católicos para a questão das alterações climáticas, na semana em que decorre a Cimeira do Clima em Paris.

  • Ministro diz que objetivo de Portugal é um futuro sem emissões de carbono
    1:55

    Cimeira do Clima

    Na Cimeira do Clima em Paris, o ministro português do Ambiente disse que é preciso aumentar a oferta de transporte coletivo e apoiar outros meios de transporte, como a bicicleta. Matos Fernandes discursou perante o plenário, onde defendeu também um acordo mundial com revisões dos compromissos de redução de emissões de cinco em cinco anos. O ministro promete apostar na mobilidade sustentável e na reabilitação urbana. E, sustentou que o objetivo de Portugal é um futuro sem emissões de carbono.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.