Primeiro-ministro não comenta caso da viagem de Rocha Andrade

© Rafael Marchante / Reuters
04.08.2016 14h12
O gabinete do primeiro-ministro informou hoje que não comenta o caso da viagem de Rocha Andrade paga pela Galp, para assistir a jogos do europeu, remetendo para as declarações do próprio secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Contactada pela Lusa, fonte do gabinete de António Costa refere apenas que não haverá comentários e remete para as declarações de secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, o qual considera que não há conflito de interesses.
O PSD exigiu esclarecimentos e o CDS pediu na quarta-feira à noite a demissão do secretário de Estado Fernando Rocha Andrade, por considerar "reprovável e grave" que tenha viajado a convite da Galp para assistir a jogos da seleção de futebol no Campeonato Europeu/2016.
Já hoje, o dirigente comunista Jorge Pires considerou as deslocações do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais ao Europeu de futebol França2016 a convite da Galp uma "atitude criticável", cabendo ao primeiro-ministro, ao Governo e ao próprio tirar ilações.
"Nós consideramos, tal como no passado, que situações como estas não contribuem para a necessária separação entre poder político e poder económico e, por isso, consideramos uma atitude criticável", afirmou o membro da comissão política do comité central do PCP.
Numa nota enviada à Lusa na quarta-feira pelo gabinete de imprensa do Ministério das Finanças, o secretário de Estado confirma que aceitou o convite feito pela Galp, "enquanto entidade patrocinadora da Seleção Nacional", para assistir a dois jogos.
O governante sublinha que "considerou o convite natural, dentro da adequação social" e entende que "não existe conflito de interesses".
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais disse ainda que pretende reembolsar a Galp da despesa da viagem para assistir a jogos da seleção no Campeonato da Europa, embora encare com normalidade ter aceitado o convite da empresa.
Na quarta-feira, a edição online da revista Sábado avançou com a notícia da viagem de Rocha Andrade, adiantando que o governante tem sob a sua tutela a resolução de um conflito fiscal milionário que opõe o Estado português à Galp.
Além de Rocha Andrade, o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, confirmou hoje à Lusa que viajou para o Euro2016 a convite da Galp, enquanto entidade patrocinadora da Seleção Nacional, mas esclarece que pagou um bilhete de avião.
"O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, confirma que viajou para o Euro 2016 a convite da Galp, enquanto entidade patrocinadora da Seleção Nacional, mas esclarece que pagou um bilhete de avião", lê-se na resposta do Ministério da Economia enviada à Lusa.
Lusa
Relacionados
- 0:46
CDS diz que está nas mãos do PM uma posição sobre o caso Rocha Andrade
O CDS pediu a demissão do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais por considerar reprovável que tenha viajado a convite da Galp para assistir a jogos da seleção de futebol. Esta manhã, o líder parlamentar do partido, Nuno Magalhães, afirmou que está nas mãos de António Costa e dos partidos que suportam a maioria tomar uma posição.
- 0:21
"Com deputados do PCP esta situação não aconteceria"
O dirigente comunista Jorge Pires considerou hoje as deslocações do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais ao Europeu de futebol de França a convite da Galp uma "atitude criticável", cabendo ao primeiro-ministro, ao Governo e ao próprio tirar ilações. "Posso garantir que com deputados do PCP esta situação não aconteceria", garantiu Jorge Pires.
-
Secretário de Estado da Internacionalização foi ao Euro a convite da Galp
O secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, integrou a lista de convidados da Galp para assistir a jogos da seleção de futebol no campeonato europeu.
-
Ministério Público investiga viagens de Rocha Andrade
O Ministério Público está a recolher elementos sobre o caso que envolve o secretário de Estado Rocha Andrade, que viajou a convite da Galp para assistir a jogos do Euro 2016. Pelo menos outros dois governantes confirmam que fizeram o mesmo.
-
Jorge Miranda defende demissão de Rocha Andrade
O constitucionalista Jorge Miranda defendeu hoje que o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, se devia demitir por ter viajado a convite da Galp para assistir a jogos da seleção de futebol no Campeonato Europeu em França.
-
Galp diz que "é comum" convidar entidades com que se relaciona
A Galp esclareceu hoje que "é comum" e "aceitável no plano ético" convidar entidades e pessoas com que se relaciona para alguns eventos, na sequência do caso que envolve o secretário de Estado Rocha Andrade.
-
Secretário de Estado da Indústria também viajou para França a convite da Galp
Rocha Andrade não foi o único membro do Governo a aceitar uma viagem paga pela Galp. O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, confirma que viajou também para o Euro 2016 a convite da empresa, mas garante que pagou o bilhete.
- 1:39
Rocha Andrade vai reembolsar a Galp pelas viagens ao Euro
O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais acaba de anunciar que vai reembolsar a Galp pelas viagens pagas a França para assistir a dois jogos da seleção. A revista sábado dá conta que apesar de representar o Estado num conflito fiscal milionário com a petrolífera, Rocha Andrade não teve problemas em aceitar o convite.
Na Homepage
- 2:12
Marcelo apela à reflexão sobre o sistema político e alerta contra "messianismos"
25.04.2018 às 13h17
- 0:41
"Não são aceitáveis ataques de carácter, qualquer que seja o alvo ou partido"
25.04.2018 às 15h22
- 0:37
"A liberdade nem sempre tem sido bem usada para as escolhas que se têm feito"
25.04.2018 às 15h25
- 0:52
Ministro da Saúde acredita que portugueses veem de forma positiva a evolução do SNS
Adalberto Campos Fernandes acredita que os portugueses veem de forma positiva a evolução do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nestes 44 anos de democracia.O ministro da Saúde admite, no entanto, que durante vários anos houve falta de investimento e que serão necessários mais 5 ou 6 anos para recuperar.
25.04.2018 às 11h42
-
Prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista sueca
O inventor dinamarquês Peter Madsen foi condenado hoje a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall no seu submarino privado em agosto de 2017, perto de Copenhaga.
25.04.2018 às 13h12
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
- 1:38
"Gerar simpatias não é crime mas o Benfica foi longe demais"
25.04.2018 às 1h30
- 0:38
- 1:10
As imagens do resgate da Marinha Portuguesa em Lampedusa
Uma fragata da Marinha Portuguesa resgatou 138 migrantes, esta terça-feira ao largo da costa da ilha italiana de Lampedusa. A embarcação ilegal, em risco de afundamento, estava sobrelotada. Oito bebés viajavam a bordo.
25.04.2018 às 12h29
- 1:55
Justiça britânica recusa tratamento em Itália de bebé com doença degenerativa
25.04.2018 às 14h02
-
Norte-coreanos atacam relatório de diretos humanos dos Estados Unidos
A Coreia do Norte considerou "ridículas" as críticas norte-americanas sobre o respeito dos direitos humanos no país, a poucas semanas do encontro entre o líder norte-coreano e o Presidente dos Estados Unidos.
25.04.2018 às 9h11
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
- 1:31
-
Carta de Wagner contra os judeus leiloada em Jerusalém por 42 mil dólares
Uma carta do compositor Richard Wagner dirigida a um intelectual francês, prevenindo-o para "a influência" judaica na cultura, foi esta terça-feira vendida em leilão, em Jerusalém, por cerca de 42 mil dólares (34 mil euros).
24.04.2018 às 22h30
- 1:17