sicnot

Perfil

Caso das Viagens

Caso das Viagens

Caso das Viagens

Autarca de Sines de "consciência tranquila" com viagem a convite da Galp

O presidente da Câmara Municipal de Sines justificou esta quarta-feira a viagem a França a convite da Galp pelas "boas relações institucionais existentes com o responsável" da refinaria da empresa instalada no concelho, assegurando estar de "consciência tranquila".

"Este convite foi aceite a título particular, mas também enquanto representante deste município, na sequência das boas relações institucionais existentes com o responsável daquela unidade, que gera significativa riqueza e postos de trabalho no concelho", justifica o autarca, Nuno Mascarenhas, numa nota enviada à agência Lusa.

No mesmo documento, Nuno Mascarenhas assegura que mantém "o empenho, a independência e a imparcialidade com que sempre tem defendido os interesses da população de Sines" e que está "de consciência tranquila".

O autarca defende-se ainda argumentando que "a polémica gerada sobre esta questão surge no seio do combate político nacional, a que o município de Sines e os seus representantes são alheios".

Também a Câmara de Santiago do Cacém justificou, na quarta-feira, a viagem do presidente do município a Lyon, em França, para o jogo da seleção nacional contra a Hungria no campeonato europeu de futebol, a convite da Galp, com as "relações institucionais" que a autarquia mantém com a empresa.

Com muitos dos trabalhadores da refinaria da Galp, instalada no complexo industrial de Sines a residir no concelho de Santiago do Cacém, a autarquia assina anualmente protocolos com a empresa, que visam "apoios anuais a grupos desportivos e culturais".

"Não existe, contudo, nenhuma dependência de ordem financeira, económica, ou qualquer outra, que ponha em causa a isenção da Câmara Municipal de Santiago do Cacém em relação à empresa Galp Energia", pode ler-se no comunicado enviado pelo município à agência Lusa.

Além dos dois autarcas, a convite da Galp viajaram para França, para assistir a um jogo da seleção nacional no campeonato europeu de futebol, os secretários de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, da Indústria, João Vasconcelos, e da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, uma situação que tem gerado polémica desde que veio a público, mas que o Governo considerou encerrada com o reembolso dos valores das viagens por parte dos membros do executivo.

Lusa

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • "Precisamos de uma melhor zona Euro"
    0:30