sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Número de migrantes que atravessaram o Mediterrâneo sobe para 237 mil neste ano

O número de migrantes que cruzaram o Mar Mediterrâneo para a Europa este ano atingiu os 237 mil, superando o total do ano passado, divulgou esta sexta-feira a Organização Internacional das Migrações (OIM).

Em 2014, 219 mil migrantes completaram a perigosa travessia em busca de uma vida melhor na Europa. (Arquivo)

Em 2014, 219 mil migrantes completaram a perigosa travessia em busca de uma vida melhor na Europa. (Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuters

A média de resgates diários de embarcações com migrantes nas águas do Mediterrâneo supera os mil e concentram-se, sobretudo, nas costas das ilhas italianas e gregas.

Os dados totais incluem também as chegadas pelo mar dos migrantes nas costas da Espanha e Malta, outros dois países afetados pela migração em massa através do Mediterrâneo.

"O número de migrantes e requerentes de asilo que chegaram à Europa por mar em 2015 está a aproximar-se de um quarto de milhão, segundo as análises da OIM", disse o porta-voz da entidade, Joel Millman.

A este ritmo, os migrantes que vão cruzar o Mediterrâneo chegará aos 250 mil no fim deste mês.

Em 2014, 219 mil migrantes completaram a perigosa travessia em busca de uma vida melhor na Europa.

O número de mortes de migrantes no mar também atingiu um recorde, subindo esta semana para 2.030, sublinhou a organização.

A rota do Mediterrâneo central, particularmente a que leva à Sicília, é uma das mais perigosas para os imigrantes, na qual mais mortes se registaram nos últimos meses.

Lusa

  • Casal detido por torturar os 13 filhos em casa nos EUA

    Mundo

    Treze irmãos e irmãs foram encontrados presos em casa, alguns acorrentados, esfomeados e sujos, numa pequena localidade no estado norte-americano da Califórnia, e os pais foram detidos por tortura, anunciou a polícia norte-americana.

  • Morreu a cantora Madalena Iglésias

    Cultura

    A cantora Madalena Iglésias, que venceu o Festival da Canção em 1966 com a música "Ele e Ela", morreu hoje aos 78 anos numa clínica em Barcelona, Espanha. O velório realiza-se hoje, a partir das 18:00 locais (17:00 em Portugal), na sala 18 do Tanatório de Collserola, em Barcelona.

  • U2 regressam a Portugal em setembro

    Cultura

    16 de setembro, Altice Arena em Lisboa. A nova digressão da banda irlandesa U2 tem passagem garantida por Portugal. Os bilhetes são postos à venda ainda em janeiro, com condições especiais para membros do clube de fãs e os primeiros que compraram o mais recente álbum do grupo.

    Ricardo Rosa

  • "O grupo parlamentar do PSD vai ser um instrumento de força para ajudar Rui Rio"
    16:00