sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de dois mil refugiados entraram hoje na Hungria

Um número recorde de mais de duas mil pessoas chegou hoje à Hungria vindo da Sérvia, disse a polícia, dias antes de o país completar a construção de um muro para impedir a entrada de imigrantes.

Reuters

De acordo com uma declaração da polícia, um total de 2.093 migrantes atravessaram a fronteira para a Hungria na cidade de Roszke.

Estes imigrantes fazem parte de uma vaga de sete mil refugiados que começaram a viagem para a União Europeia mas que tinham sido bloqueados na semana passada quando a Macedónia declarou o estado de emergência e fechou as suas fronteiras, contribuindo para a pior crise migratória desde a segunda guerra mundial.

"Fomos barrados na Macedónia durante dois dias, os motins foram terríveis, a polícia usou armas e gás lacrimogéneo, vi uma idosa ser espancada e roubaram-lhe os papéis e o dinheiro", contou à AFP um engenheiro de tecnologias de informação, de 29 anos, que saiu de Mossul, no Iraque, para fugir ao grupo extremista Estado Islâmico.

A Hungria já registou mais de 100 mil pessoas a pedir asilo este ano, mais do dobro do total do ano passado e muito mais que os dois mil que pediram asilo em 2012.

Os refugiados tentam entrar na Hungria antes da conclusão da construção de um muro com arame farpado, uma das medidas contra a imigração clandestina, a que se junta as penalizações para quem cruzar a fronteira sem autorizaçao e o encerramento dos campos de refugiados permanentes.

  • Crise migratória divide Europa
    1:55

    Crise Migratória na Europa

    O drama dos migrantes está a dividir os líderes europeus. Dentro de uma semana, a Hungria vai concluir a construção de um muro para travar o crescente fluxo migratório. Já França e Alemanha pedem uma resposta unificada e dizem que é urgente criar um centro de refugiados.

  • Milhares de macedónios entram na Sérvia

    Mundo

    Mais de mil migrantes atravessaram a fronteira da Macedónia para a Sérvia. A pé, homens, mulheres e crianças, a maioria de origem síria, entraram em território sérvio já hoje ao início da manhã de hoje.

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.