sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de dois mil refugiados entraram hoje na Hungria

Um número recorde de mais de duas mil pessoas chegou hoje à Hungria vindo da Sérvia, disse a polícia, dias antes de o país completar a construção de um muro para impedir a entrada de imigrantes.

Reuters

De acordo com uma declaração da polícia, um total de 2.093 migrantes atravessaram a fronteira para a Hungria na cidade de Roszke.

Estes imigrantes fazem parte de uma vaga de sete mil refugiados que começaram a viagem para a União Europeia mas que tinham sido bloqueados na semana passada quando a Macedónia declarou o estado de emergência e fechou as suas fronteiras, contribuindo para a pior crise migratória desde a segunda guerra mundial.

"Fomos barrados na Macedónia durante dois dias, os motins foram terríveis, a polícia usou armas e gás lacrimogéneo, vi uma idosa ser espancada e roubaram-lhe os papéis e o dinheiro", contou à AFP um engenheiro de tecnologias de informação, de 29 anos, que saiu de Mossul, no Iraque, para fugir ao grupo extremista Estado Islâmico.

A Hungria já registou mais de 100 mil pessoas a pedir asilo este ano, mais do dobro do total do ano passado e muito mais que os dois mil que pediram asilo em 2012.

Os refugiados tentam entrar na Hungria antes da conclusão da construção de um muro com arame farpado, uma das medidas contra a imigração clandestina, a que se junta as penalizações para quem cruzar a fronteira sem autorizaçao e o encerramento dos campos de refugiados permanentes.

  • Crise migratória divide Europa
    1:55

    Crise Migratória na Europa

    O drama dos migrantes está a dividir os líderes europeus. Dentro de uma semana, a Hungria vai concluir a construção de um muro para travar o crescente fluxo migratório. Já França e Alemanha pedem uma resposta unificada e dizem que é urgente criar um centro de refugiados.

  • Milhares de macedónios entram na Sérvia

    Mundo

    Mais de mil migrantes atravessaram a fronteira da Macedónia para a Sérvia. A pé, homens, mulheres e crianças, a maioria de origem síria, entraram em território sérvio já hoje ao início da manhã de hoje.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.