sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Governo português garante solidariedade para acolher "em torno" de 1.500 refugiados

O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares assegurou hoje que Portugal "tem estado na primeira linha da solidariedade europeia", confirmando a previsão de acolhimento de cerca de 1.500 refugiados de guerra do Médio Oriente.

Questionado sobre o assunto, o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, diz que os processos não foram aprovados no Conselho de Ministros de hoje porque estão ainda em curso.

Questionado sobre o assunto, o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, diz que os processos não foram aprovados no Conselho de Ministros de hoje porque estão ainda em curso.

MIGUEL A. LOPES / Lusa

Após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, Marques Guedes recordou a aprovação, há 15 dias, da estratégia para auxílio humanitário, por parte do executivo da maioria PSD/CDS-PP, incluindo os ministérios dos Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Segurança Social.

"O número andará em torno desse valor [de 1.500 refugiados]", afirmou o responsável governamental, ressalvando que "a decisão tem de ser tomada a nível europeu" e que o contingente de refugiados que caberá a Portugal "é o que vier a ser decidido a nível europeu", garantindo que o país está preparado para responder àquela "tragédia humanitária, que tem assumido contornos inacreditáveis".

Dezenas de milhares de refugiados dos conflitos bélicos em diversas regiões do Médio Oriente, sobretudo sírios e iraquianos, além de afegãos, cruzaram a zona dos Balcãs nas últimas semanas tentando chegar à Europa Ocidental.

A Hungria, que tem fronteira com a Sérvia, é o primeiro país da zona de livre circulação comunitária, Schengen, a partir da qual os refugiados tentam chegar a outros países, sobretudo Alemanha e Suécia.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..