sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Autoridades de Munique dão boas-vindas a centenas de refugiados

GALERIA DE FOTOS

As autoridades políticas e religiosas de Munique deram as boas-vindas a várias centenas de refugiados na estação ferroviária da cidade alemã, os primeiros de um grupo que se espera ultrapasse hoje as 7.000 pessoas.

NICOLAS ARMER

NICOLAS ARMER

SVEN HOPPE

SVEN HOPPE

SVEN HOPPE

NICOLAS ARMER

SVEN HOPPE

O cardeal Reinhard Marx e o líder da Igreja Protestante Heinrich Bedford-Strohm saudaram pessoalmente e trocaram palavras com alguns dos recém-chegados, que foram aplaudidos por muitos habitantes da cidade na estação.

"Podemos enfrentar este repto", disse o presidente da câmara de Munique, Dieter Reiter, que também acorreu à estação de comboios, bem como a ministra da Integração bávara, Emilia Müller.

Segundo dados do diário Münchner Merkur, a meio da tarde, tinham chegado à cidade cerca de 850 refugiados procedentes da Hungria, em comboios que viajaram com destino à Alemanha atravessando a Áustria.

"Tínhamos de enfrentar uma situação de emergência", disse hoje um porta-voz do Governo alemão, justificando a decisão de Viena e Berlim de autorizar expressamente que os refugiados entrassem nos seus países.

Em Munique, as pessoas reagiram com uma vaga de doações de roupa que fez com que, durante a tarde, se anunciasse que já não eram necessárias mais e que o que se pedia era voluntários para ajudarem a distribuí-las.

Muitos espontâneos acorreram também à gare com letreiros de boas-vindas e aplaudiram os refugiados quando estes saíram dos comboios.

Um ativista neonazi, acompanhado de um pequeno grupo, quis proferir um discurso contra o afluxo de refugiados, mas foi silenciado pelos restantes cidadãos.

A Alemanha distribuirá os migrantes que chegarem hoje ao seu território seguindo o sistema de quotas fixado na chamada Fórmula de Königstein, que tem em conta tanto a população como as receitas fiscais dos 16 estados federados do país.

De acordo com este sistema, atualmente o estado federado que mais refugiados recebe é a Renânia do Norte-Vestefália, seguido da Baviera.

O sistema foi originalmente criado em 1949, para estabelecer os contributos para o financiamento de instituições de investigação à exceção das universidades, mas posteriormente foi aplicado a outras matérias em que é necessário dividir encargos entre os estados federados.

Desde 2005, a Fórmula de Königstein aplica-se também à distribuição de refugiados entre os 16 estados federados.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17