sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

António Guterres diz que se está a assistir a uma situação caótica

António Guterres diz que se está a assistir a uma situação caótica

António Guterres diz que se está a assistir a uma situação caótica que não é humana, nem interessa à União Europeia. O alto comissário da ONU para os refugiados espera que a reunião marcada para 14 de setembro com os ministros do Interior sirva para dar uma resposta positiva à tragédia.

  • Igreja portuguesa compromete-se a acolher refugiados
    2:34

    Crise Migratória na Europa

    A igreja católica portuguesa comprometeu-se hoje a corresponder ao apelo do Papa. Francisco pediu às paróquias para que acolham, cada uma, uma família de refugiados. Esta manhã, os bispos portugueses estiveram com o Papa e assumiram que vão dar seguimento ao apelo. A ideia, esclareceu Francisco, é envolver directamente famílias católicas disponíveis para o acolhimento. A reportagem dos enviados da SIC ao Vaticano.

  • Cerca de 2500 migrantes chegaram hoje a Atenas
    0:25

    Crise Migratória na Europa

    Cerca de 2500 migrantes chegaram hoje à capital da Grécia transportados de barco, da ilha de Lesbos para o porto de Pireu, perto de Atenas. O ferry foi fretado pelo governo da Grécia para fazer o transporte de milhares de migrantes que estão em várias ilhas gregas. A maioria dos que estavam a bordo do ferry são de origem afegã e iraquiana. Muitos são refugiados que vieram também da Síria.

  • Centenas de pessoas voltam a passar a noite junto à estação de Budapeste
    1:06

    Crise Migratória na Europa

    Centenas de pessoas voltaram a passar a noite junto à estação de Budapeste enquanto esperam para aceder aos comboios internacionais.Perto da fronteira com a Sérvia, os refugiados dormiram ao relento porque o campo de acolhimento mais próximo está lotado.Ao início da manhã, formaram-se longas filas, sobretudo de sírios, que tentam entrar nos autocarros em direção ao campo, na esperança de que já haja vagas.

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43

    Daesh

    Há suspeitas de que o Daesh tenha criado uma vala comum com cerca de seis mil corpos a sul de Mossul, no Iraque. A área em redor estará minada. A revelação é de uma equipa de reportagem da televisão britânica Sky News.

  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.