sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Manifestações no sábado em toda a Europa a favor do acolhimento de refugiados

As concentrações em defesa do acolhimento de refugiados poderão juntar no sábado dezenas de milhares de pessoas em Londres, Berlim, Madrid e outras cidades europeias, enquanto estão também previstas algumas manifestações de sentido contrário, segundo os organizadores.

Refugiados aguardam a chegada do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, que visitou Zataari, no principio deste ano.

Refugiados aguardam a chegada do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, que visitou Zataari, no principio deste ano.

© Muhammad Hamed / Reuters

"É tempo de denunciar as fronteiras assassinas que foram erguidas em nosso nome", referem os organizadores numa página do Facebook dedicada ao "Dia europeu de ação para os refugiados", apoiado por diversas associações e ONG, antes de um conselho extraordinário de ministros do Interior da União Europeia (UE) sobre a crise migratória.

No sábado, "ao juntar milhares de pessoas em toda a Europa, pretendemos mostrar a nossa solidariedade face aos que fogem da guerra, da violência e da pobreza. Queremos que todos os refugiados saiam que são bem-vindos", acrescentam.

Em Londres, perto de 90.000 pessoas estavam inscritas na tarde de hoje para participar numa marcha que partirá no final da manhã de Park Lane até perto de Downing Street, a residência do primeiro-ministro conservador David Cameron.

Esta jornada poderá ainda juntar mais de 4.000 pessoas em Portugal, onde estão previstas manifestações em Lisboa, Porto, Coimbra, Felgueiras e Faro a partir das 15:00, segundo a página do acontecimento no Facebook.

Estão ainda previstas concentrações na Áustria, Grécia, Polónia, República Checa e Eslováquia, com nos últimos três países a serem também convocados protestos da extrema-direita contra o acolhimento dos refugiados.

Lusa

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.