sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ministros da Administração Interna reunidos em Bruxelas para decidir distribuição dos refugiados

Os ministros do Interior e Administração Interna da União Europeia estão em Bruxelas para discutir a distribuição de 160 mil refugiados entre os Estados-membros.

© Eric Vidal / Reuters

A reunião ainda está a decorrer, mas até agora o conselho deu luz verde ao mecanismo temporário de emergência para distribuir 40 mil refugiados. Durante as próximas semanas, vão começar a ser recolocados em vários estados membros.

Fica a faltar discutir o plano de repatrição de mais 120 mil refugiados proposto pela Comissão Europeia. Em causa está o cariz vinculativo e distribuição de pessoas por quotas. O Reino Unido já avisou que não vai participar e a Eslováquia diz que o sistema de quotas obrigatório não é solução.

A agência Reuters avança que essa medida pode cair por terra e o jornal britânico The Guardian adianta que caso o conselho não aceitasse a proposta da comissão europeia, a alternativa seria a construção de centros de acolhimento em itália, na Grécia e fora da União Europeia.

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC