sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ministros da Administração Interna reunidos em Bruxelas para decidir distribuição dos refugiados

Os ministros do Interior e Administração Interna da União Europeia estão em Bruxelas para discutir a distribuição de 160 mil refugiados entre os Estados-membros.

© Eric Vidal / Reuters

A reunião ainda está a decorrer, mas até agora o conselho deu luz verde ao mecanismo temporário de emergência para distribuir 40 mil refugiados. Durante as próximas semanas, vão começar a ser recolocados em vários estados membros.

Fica a faltar discutir o plano de repatrição de mais 120 mil refugiados proposto pela Comissão Europeia. Em causa está o cariz vinculativo e distribuição de pessoas por quotas. O Reino Unido já avisou que não vai participar e a Eslováquia diz que o sistema de quotas obrigatório não é solução.

A agência Reuters avança que essa medida pode cair por terra e o jornal britânico The Guardian adianta que caso o conselho não aceitasse a proposta da comissão europeia, a alternativa seria a construção de centros de acolhimento em itália, na Grécia e fora da União Europeia.

  • Primeiro eclipse solar 100% visível nos EUA em 38 anos
    0:40
  • "É muito importante que os EUA mostrem determinação política e militar"
    0:50

    Mundo

    Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram hoje as manobras anuais numa altura marcada pela recente escalada de tensão entre Pyongyang e Washington. Para Miguel Monjardino, comentador da SIC, estes exercícios militares são encarados como uma provocação para a Coreia do Norte. Monjardino defende que é importante que os EUA mostrem determinação no atual clima de tensão nuclear.

  • Campanha eleitoral em Angola chega hoje ao fim

    Mundo

    Os candidatos às eleições gerais angolanas de quarta-feira terminam hoje um mês de campanha, com milhares de quilómetros percorridos, uma breve aparição de José Eduardo dos Santos e as possíveis coligações em destaque.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08
  • Morreu o rei da comédia
    2:08

    Cultura

    Um dos grandes nomes do humor norte-americano morreu ontem, aos 91 anos. Jerry Lewis era comediante, ator, argumentista, cantor e realizador. Considerado o rei da comédia, Lewis influenciou diferentes gerações de comediantes e foi defensor de várias causas humanitárias, entre as quais a distrofia muscular.

  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.