sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Ministros da Administração Interna reunidos em Bruxelas para decidir distribuição dos refugiados

Os ministros do Interior e Administração Interna da União Europeia estão em Bruxelas para discutir a distribuição de 160 mil refugiados entre os Estados-membros.

© Eric Vidal / Reuters

A reunião ainda está a decorrer, mas até agora o conselho deu luz verde ao mecanismo temporário de emergência para distribuir 40 mil refugiados. Durante as próximas semanas, vão começar a ser recolocados em vários estados membros.

Fica a faltar discutir o plano de repatrição de mais 120 mil refugiados proposto pela Comissão Europeia. Em causa está o cariz vinculativo e distribuição de pessoas por quotas. O Reino Unido já avisou que não vai participar e a Eslováquia diz que o sistema de quotas obrigatório não é solução.

A agência Reuters avança que essa medida pode cair por terra e o jornal britânico The Guardian adianta que caso o conselho não aceitasse a proposta da comissão europeia, a alternativa seria a construção de centros de acolhimento em itália, na Grécia e fora da União Europeia.

  • "De hoje em diante, só a América virá em primeiro lugar"
    3:20
  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39

    Mundo

    As primeiras decisões da era Trump não tardaram. O 45.º Presidente dos Estados Unidos da América já avançou com algumas medidas, entre elas, a confirmação dos nomes que vão compor a nova administração e a criação do Dia do Patriotismo.

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.