sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Restabelecidas ligações ferroviárias entre Áustria e Alemanha

A companhia ferroviária alemã Deutsche Bahn anunciou que as ligações ferroviárias entre a Áustria e a Alemanha foram parcialmente retomadas hoje depois de terem sido interrompidas domingo após a decisão de Berlim em restabelecer o controlo fronteiriço.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

De acordo com o previso pelas autoridades, as ligações foram retomadas às 7:00 locais (6:00 em Lisboa), com exceção da ligação entre Salzburgo e Munique, que ainda não foi restabelecida devido a pessoas que se encontram na linha férrea, indicou à agência de notícias francesa France Presse um porta-voz da Deutsche Bahn.

O mesmo porta-voz não precisou se as pessoas que se encontram na linha férrea são ou não refugiados.

Depois de no fim de semana a Alemanha ter sido confrontada com um afluxo massivo de refugiados que entraram pela vizinha Áustria, a Deutsche Bahn anunciou domingo ao inicio da tarde a suspensão da circulação ferroviária entre os dois países até às 5:00 locais de hoje.

Berlim anunciou, igualmente domingo, a "reintrodução provisória" dos controlos nas suas fronteiras, suspendendo a livre circulação prevista no espaço Schengen europeu e marcando um novo agravamento da crise migratória no continente.

A decisão foi tomada na véspera de uma reunião que irá juntar hoje em Bruxelas os ministros do interior dos 28 países que irão discutir as quotas de repartição dos refugiados no seio da União Europeu.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.