sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Restabelecidas ligações ferroviárias entre Áustria e Alemanha

A companhia ferroviária alemã Deutsche Bahn anunciou que as ligações ferroviárias entre a Áustria e a Alemanha foram parcialmente retomadas hoje depois de terem sido interrompidas domingo após a decisão de Berlim em restabelecer o controlo fronteiriço.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

De acordo com o previso pelas autoridades, as ligações foram retomadas às 7:00 locais (6:00 em Lisboa), com exceção da ligação entre Salzburgo e Munique, que ainda não foi restabelecida devido a pessoas que se encontram na linha férrea, indicou à agência de notícias francesa France Presse um porta-voz da Deutsche Bahn.

O mesmo porta-voz não precisou se as pessoas que se encontram na linha férrea são ou não refugiados.

Depois de no fim de semana a Alemanha ter sido confrontada com um afluxo massivo de refugiados que entraram pela vizinha Áustria, a Deutsche Bahn anunciou domingo ao inicio da tarde a suspensão da circulação ferroviária entre os dois países até às 5:00 locais de hoje.

Berlim anunciou, igualmente domingo, a "reintrodução provisória" dos controlos nas suas fronteiras, suspendendo a livre circulação prevista no espaço Schengen europeu e marcando um novo agravamento da crise migratória no continente.

A decisão foi tomada na véspera de uma reunião que irá juntar hoje em Bruxelas os ministros do interior dos 28 países que irão discutir as quotas de repartição dos refugiados no seio da União Europeu.

Lusa

  • Equipa da SIC impedida de entrar na Venezuela

    País

    A SIC tinha uma equipa a caminho da Venezuela para cobrir as eleições da Assembleia Constituinte que decorrem no domingo. No entanto o jornalista Luís Garriapa e o repórter de imagem Odacir Junior foram impedidos de entrar no país. A equipa de reportagem foi barrada à chegada ao aeroporto de Caracas. Num despacho enviado à companhia aérea que os transportou, tanto o jornalista como o repórter de imagem são considerados "inadmissíveis no território da Venezuela".

  • "Fomos considerados inadmissíveis no território da Venezuela"
    4:43

    País

    O jornalista Luís Garriapa entrou em direto no Jornal da Noite, para explicar o que aconteceu esta quinta-feira, no aeroporto de Caracas. A equipa de reportagem de SIC foi impedida de entrar na Venezuela, onde ia cobrir as eleições da Assembleia Constituinte, marcadas para domingo.

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia de 1967 durante a ditadura
    2:25
  • Costa alerta para "condições particularmente adversas"
    1:47

    País

    O primeiro-ministro alertou para a possibilidade de novos incêndios de grandes dimensões, muito por causa da situação de seca que grande parte do território atravessa. António Costa pediu aos portugueses um "particular cuidado com todos os comportamentos de risco".

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • Temperaturas vão baixar nos próximos dias
    1:05
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35