sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Restabelecidas ligações ferroviárias entre Áustria e Alemanha

A companhia ferroviária alemã Deutsche Bahn anunciou que as ligações ferroviárias entre a Áustria e a Alemanha foram parcialmente retomadas hoje depois de terem sido interrompidas domingo após a decisão de Berlim em restabelecer o controlo fronteiriço.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

De acordo com o previso pelas autoridades, as ligações foram retomadas às 7:00 locais (6:00 em Lisboa), com exceção da ligação entre Salzburgo e Munique, que ainda não foi restabelecida devido a pessoas que se encontram na linha férrea, indicou à agência de notícias francesa France Presse um porta-voz da Deutsche Bahn.

O mesmo porta-voz não precisou se as pessoas que se encontram na linha férrea são ou não refugiados.

Depois de no fim de semana a Alemanha ter sido confrontada com um afluxo massivo de refugiados que entraram pela vizinha Áustria, a Deutsche Bahn anunciou domingo ao inicio da tarde a suspensão da circulação ferroviária entre os dois países até às 5:00 locais de hoje.

Berlim anunciou, igualmente domingo, a "reintrodução provisória" dos controlos nas suas fronteiras, suspendendo a livre circulação prevista no espaço Schengen europeu e marcando um novo agravamento da crise migratória no continente.

A decisão foi tomada na véspera de uma reunião que irá juntar hoje em Bruxelas os ministros do interior dos 28 países que irão discutir as quotas de repartição dos refugiados no seio da União Europeu.

Lusa

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John Mccain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06
  • Menos casos de sida em Portugal
    1:44