sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Luxemburgo convoca reunião extraordinária dos ministros do Interior da UE para dia 22

A presidência semestral luxemburguesa da União Europeia (UE) marcou hoje uma reunião extraordinária de ministros do Interior para o próximo dia 22, para tentar um acordo entre os 28 sobre a crise dos refugiados e migrantes.

© Dado Ruvic / Reuters

A presidência quer que o Conselho de Ministros da UE "adote uma decisão sobre um mecanismo provisório" de distribuição de mais 120 mil refugiados que estão atualmente nos Estados-membros mais expostos ao fluxo migratório sem precedentes: Grécia, Itália e Hungria, num comunicado assinado pelo ministro luxemburguês dos Assuntos Externos, Europeus, da Imigração e Asilo, Jean Asselborn.

Na reunião extraordinária de segunda-feira dos ministros do Interior da União Europeia, os '28' foram incapazes de chegar a um acordo sobre o plano de redistribuição de mais 120 mil refugiados proposto pela Comissão Europeia, que Portugal apoiava, sobretudo devido a entraves colocados por Hungria, Polónia, República Checa e Eslováquia.

Na ocasião, tinha já sido agendado novo encontro para 08 de outubro.

Lusa

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.