sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Luxemburgo convoca reunião extraordinária dos ministros do Interior da UE para dia 22

A presidência semestral luxemburguesa da União Europeia (UE) marcou hoje uma reunião extraordinária de ministros do Interior para o próximo dia 22, para tentar um acordo entre os 28 sobre a crise dos refugiados e migrantes.

© Dado Ruvic / Reuters

A presidência quer que o Conselho de Ministros da UE "adote uma decisão sobre um mecanismo provisório" de distribuição de mais 120 mil refugiados que estão atualmente nos Estados-membros mais expostos ao fluxo migratório sem precedentes: Grécia, Itália e Hungria, num comunicado assinado pelo ministro luxemburguês dos Assuntos Externos, Europeus, da Imigração e Asilo, Jean Asselborn.

Na reunião extraordinária de segunda-feira dos ministros do Interior da União Europeia, os '28' foram incapazes de chegar a um acordo sobre o plano de redistribuição de mais 120 mil refugiados proposto pela Comissão Europeia, que Portugal apoiava, sobretudo devido a entraves colocados por Hungria, Polónia, República Checa e Eslováquia.

Na ocasião, tinha já sido agendado novo encontro para 08 de outubro.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.