sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Sérvia envia protesto à Hungria após incidentes com migrantes na fronteira comum

A Sérvia enviou hoje um protesto oficial à Hungria sobre o "uso de gás lacrimogéneo" no seu território e anunciou o envio de mais forças policiais para a fronteira após os confrontos entre migrantes e a polícia húngara.

© Stringer . / Reuters

"Decidi enviar forças policiais adicionais" para o posto fronteiriço de Horgos para evitar novos confrontos entre os migrantes e a polícia húngara, disse o ministro do Interior da Sérvia, Nebojsa Stefanovic.

A polícia húngara disparou gás lacrimogéneo em direção a dezenas de migrantes que conseguiram cruzar as suas linhas na fronteira com a Sérvia para tentar alcançar a Hungria através do posto de Horgos-Roszke.

O Governo húngaro disse que 14 polícias ficaram feridos nos confrontos e decidiu enviar para o local três veículos militares do tipo Humvee, que ficaram estacionados a cerca de 100 metros da fronteira, perto da passagem de Roszke.

De acordo com a agência noticiosa AFP, a calma regressou entretanto ao local, enquanto a polícia húngara anunciava em comunicado que a situação "está sob controlo".

Por seu turno, a televisão estatal sérvia RTS referiu que diversos migrantes também ficaram feridos, enquanto membros da sua equipa de reportagem foram espancados e o seu equipamento destruído pela polícia húngara.

O ministro sérvio para os Refugiados, Aleksandar Vulin, considerou "inaceitável" que a Hungria utilizasse canhões de água e gás lacrimogéneo contra os migrantes.

"Devo protestar firmemente porque foram utilizados canhões de água e gás lacrimogéneo contra estas pessoas e porque isso foi feito no nosso território", precisou.

Lusa

  • Refugiados tentam entrar na Europa pela Croácia
    2:32

    Crise Migratória na Europa

    É um ambiente explosivo, o que se vive na fronteira da Sérvia com a Hungria. A tensão crescente deu hoje origem a protestos que resultaram numa batalha campal, com a polícia a responder com canhões de água e gás lacrimogéneo. Muitos refugiados tentam agora outras entradas na Europa e uma das opções é pela Croácia, por um território que ainda não foi totalmente desminado, depois da guerra dos balcãs.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.