sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Sérvia envia protesto à Hungria após incidentes com migrantes na fronteira comum

A Sérvia enviou hoje um protesto oficial à Hungria sobre o "uso de gás lacrimogéneo" no seu território e anunciou o envio de mais forças policiais para a fronteira após os confrontos entre migrantes e a polícia húngara.

© Stringer . / Reuters

"Decidi enviar forças policiais adicionais" para o posto fronteiriço de Horgos para evitar novos confrontos entre os migrantes e a polícia húngara, disse o ministro do Interior da Sérvia, Nebojsa Stefanovic.

A polícia húngara disparou gás lacrimogéneo em direção a dezenas de migrantes que conseguiram cruzar as suas linhas na fronteira com a Sérvia para tentar alcançar a Hungria através do posto de Horgos-Roszke.

O Governo húngaro disse que 14 polícias ficaram feridos nos confrontos e decidiu enviar para o local três veículos militares do tipo Humvee, que ficaram estacionados a cerca de 100 metros da fronteira, perto da passagem de Roszke.

De acordo com a agência noticiosa AFP, a calma regressou entretanto ao local, enquanto a polícia húngara anunciava em comunicado que a situação "está sob controlo".

Por seu turno, a televisão estatal sérvia RTS referiu que diversos migrantes também ficaram feridos, enquanto membros da sua equipa de reportagem foram espancados e o seu equipamento destruído pela polícia húngara.

O ministro sérvio para os Refugiados, Aleksandar Vulin, considerou "inaceitável" que a Hungria utilizasse canhões de água e gás lacrimogéneo contra os migrantes.

"Devo protestar firmemente porque foram utilizados canhões de água e gás lacrimogéneo contra estas pessoas e porque isso foi feito no nosso território", precisou.

Lusa

  • Refugiados tentam entrar na Europa pela Croácia
    2:32

    Crise Migratória na Europa

    É um ambiente explosivo, o que se vive na fronteira da Sérvia com a Hungria. A tensão crescente deu hoje origem a protestos que resultaram numa batalha campal, com a polícia a responder com canhões de água e gás lacrimogéneo. Muitos refugiados tentam agora outras entradas na Europa e uma das opções é pela Croácia, por um território que ainda não foi totalmente desminado, depois da guerra dos balcãs.

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.