sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Eslovénia detém primeiro comboio da Croácia com refugiados

A polícia eslovena mandou hoje parar na passagem fronteiriça de Dobova, a oeste da capital croata, Zagreb, o primeiro comboio com cerca de 250 refugiados do Médio Oriente procedente da Croácia, noticiou a agência eslovena STA.

© Antonio Bronic / Reuters

Outros grupos de migrantes chegaram pela estrada ao posto fronteiriço croata de Bregana, mas ainda não puderam entrar na Eslovénia, segundo a televisão pública eslovena TvSlo.

A imprensa 'online' eslovena publica hoje fotos com migrantes sírios sentados na estrada com cartazes em que se lê "Somos apenas refugiados", "Queremos paz" e "Deixem-nos passar".

Cerca de 9.000 refugiados do Médio Oriente entraram desde quarta-feira na Croácia, vindos da Sérvia, e a grande maioria tem pressa de seguir caminho para a Eslovénia e, depois, para os países da Europa Ocidental, sobretudo a Alemanha e a Suécia.

Não é claro, contudo, como serão tratados na Eslovénia, cujo Governo anunciou hoje que "não permitirá a criação de um corredor para refugiados" no território do país.

O primeiro-ministro esloveno, Miro Cerar, disse hoje que o seu país está empenhado em proteger as fronteiras de Schengen.

As autoridades eslovenas anunciaram que devolverão à Croácia todos aqueles que não pedirem asilo na Eslovénia ou os que tentem passar a fronteira ilegalmente e sem documentos.

Embora Estado membro da União Europeia, a Croácia não faz parte do espaço Schengen, ao contrário da Eslovénia.

Alguns 'media' croatas noticiaram hoje que parte dos refugiados que entraram na Eslovénia já foi reencaminhada para a Croácia.

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.