sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

"Portugal tem condições para acolher 4.500 refugiados"

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, disse hoje que Portugal tem condições para acolher 4.500 refugiados, lembrando que o país tem recebido 35 mil imigrantes por ano.

MIGUEL A. LOPES

Em entrevista à TSF e à Antena 1, Miguel Poiares Maduro, responsável no Governo português pela coordenação do processo de acolhimento dos refugiados, disse que o número "não é problemático".

"Portugal tem condições para acolher 4.500 refugiados. Portugal já disse que aceitava a última proposta da Comissão Europeia", salientou.

Na entrevista, Poiares Maduro relativizou o número e lembrou que o país tem recebido cerca de 35 mil imigrantes por ano.

Questionado sobre o Conselho Europeu de hoje, para debater a crise dos migrante, Poiares Maduro afirmou que as decisões ali a tomar deverão ir além de uma mera redistribuição de refugiados no espaço europeu.

"É muito importante que não se preocupem apenas com os problemas de curto prazo. Devem preocupar-se também com questões mais abrangentes, mesmo sabendo que os problemas atuais não são fáceis de resolver", considerou.

Na terça-feira, o Ministério da Administração Interna (MAI) revelou que Portugal vai acolher "até 4.500" refugiados que estão em Itália e na Grécia.

"Foi hoje [terça-feira] aprovada, em Bruxelas, no Conselho de Justiça e Assuntos Internos (JAI) Extraordinário, uma decisão do Conselho Europeu que estabelece medidas adicionais no domínio da proteção internacional a favor de Itália e da Grécia.

Portugal, que votou favoravelmente a proposta de decisão, acolherá, ao longo dos próximos dois anos, "até 4.500 beneficiários de proteção internacional", indicou terça-feira o MAI, em comunicado.

O ministério dirigido por Anabela Rodrigues recordou que o Conselho Europeu "aprovou a proposta de recolocação de emergência para mais 120 mil requerentes de asilo, a que acrescem os 40 mil abrangidos pela decisão adotada no Conselho JAI Extraordinário do passado dia 14 de setembro".

Quando questionada sobre o número de refugiados que Portugal receberá à luz da decisão, a ministra Anabela Rodrigues referiu não haver "praticamente alteração em relação aquilo que tinha sido discutido no último conselho [de ministros português]", pelo que o país receberá cerca de três mil pessoas em relação aos 120 mil refugiados e, no total, "cerca de 4.500/5.000".

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas numa cimeira extraordinária para debater soluções para a maior crise migratória registada na Europa desde a II Guerra Mundial.

Antes da cimeira de emergência, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, participam, pelas 13:00 locais (12:00 em Lisboa), numa reunião do grupo do Partido Popular Europeu (PPE, direita) no Parlamento Europeu.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.