sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

"Portugal tem condições para acolher 4.500 refugiados"

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, disse hoje que Portugal tem condições para acolher 4.500 refugiados, lembrando que o país tem recebido 35 mil imigrantes por ano.

MIGUEL A. LOPES

Em entrevista à TSF e à Antena 1, Miguel Poiares Maduro, responsável no Governo português pela coordenação do processo de acolhimento dos refugiados, disse que o número "não é problemático".

"Portugal tem condições para acolher 4.500 refugiados. Portugal já disse que aceitava a última proposta da Comissão Europeia", salientou.

Na entrevista, Poiares Maduro relativizou o número e lembrou que o país tem recebido cerca de 35 mil imigrantes por ano.

Questionado sobre o Conselho Europeu de hoje, para debater a crise dos migrante, Poiares Maduro afirmou que as decisões ali a tomar deverão ir além de uma mera redistribuição de refugiados no espaço europeu.

"É muito importante que não se preocupem apenas com os problemas de curto prazo. Devem preocupar-se também com questões mais abrangentes, mesmo sabendo que os problemas atuais não são fáceis de resolver", considerou.

Na terça-feira, o Ministério da Administração Interna (MAI) revelou que Portugal vai acolher "até 4.500" refugiados que estão em Itália e na Grécia.

"Foi hoje [terça-feira] aprovada, em Bruxelas, no Conselho de Justiça e Assuntos Internos (JAI) Extraordinário, uma decisão do Conselho Europeu que estabelece medidas adicionais no domínio da proteção internacional a favor de Itália e da Grécia.

Portugal, que votou favoravelmente a proposta de decisão, acolherá, ao longo dos próximos dois anos, "até 4.500 beneficiários de proteção internacional", indicou terça-feira o MAI, em comunicado.

O ministério dirigido por Anabela Rodrigues recordou que o Conselho Europeu "aprovou a proposta de recolocação de emergência para mais 120 mil requerentes de asilo, a que acrescem os 40 mil abrangidos pela decisão adotada no Conselho JAI Extraordinário do passado dia 14 de setembro".

Quando questionada sobre o número de refugiados que Portugal receberá à luz da decisão, a ministra Anabela Rodrigues referiu não haver "praticamente alteração em relação aquilo que tinha sido discutido no último conselho [de ministros português]", pelo que o país receberá cerca de três mil pessoas em relação aos 120 mil refugiados e, no total, "cerca de 4.500/5.000".

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas numa cimeira extraordinária para debater soluções para a maior crise migratória registada na Europa desde a II Guerra Mundial.

Antes da cimeira de emergência, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, participam, pelas 13:00 locais (12:00 em Lisboa), numa reunião do grupo do Partido Popular Europeu (PPE, direita) no Parlamento Europeu.

Lusa

  • Os confrontos de Rui Rio
    3:38

    País

    Esta não é a primeira vez que Rui Rio enfrenta adversidades. O mesmo aconteceu durante a presidência da Câmara do Porto, quando assumiu uma rutura total com o Futebol Clube do Porto. Na primeira conferência de imprensa como presidente do PSD, avisou os adversários internos de que o clima de confronto é um ambiente do qual gosta.

  • Governo aceita diálogo com PSD após eleição de Rio
    1:52

    País

    Com a eleição de Rui Rio, o Governo aceitou entender-se com o PSD, provocando algumas críticas por parte do PCP e o Bloco de Esquerda. O líder parlamentar socialista diz que admitir o diálogo é Democracia, mas garante que o que sempre dividiu o PS do PSD mantém-se.

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Vírus do Zika pode proteger contra a dengue

    Mundo

    Uma equipa de investigadores brasileiros acredita que a infeção do vírus Zika pode tornar a pessoa imune contra a dengue. Anteriormente, uma investigação chinesa já tinha conseguido provar o inverso: quem apanha dengue pode estar mais protegido contra o vírus do Zika.

    SIC

  • Pesca explora mais de metade de todos os oceanos

    Economia

    A pesca industrial explora mais de metade de todos os oceanos, uma área quatro vezes maior que a utilizada pela agricultura, havendo mais atividade no norte do Atlântico e do Pacífico, conclui um estudo divulgado esta quinta-feira.