sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Coreia do Norte culpa EUA pela crise de refugiados na Europa

A Coreia do Norte afirmou hoje que a culpa da crise de refugiados na Europa é do "império do mal", ou seja, dos Estados Unidos da América, responsáveis por guerras nos países de onde as pessoas estão a fugir.

© Yannis Behrakis / Reuters

Num comunicado citado pela agência KCNA, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte censurou as "intoleráveis" críticas a Pyongyang no que toca a direitos humanos, quando, a seu ver, é Washington que deve ser alvo de crítica.

"Os Estados Unidos são um império do mal (...), cometem todo o tipo de abusos aos direitos humanos", disse.

O porta-voz deu como exemplo a fuga de centenas de milhares de pessoas de países em guerra como a Síria e o Afeganistão, que tentam encontrar abrigo na Europa: "Foram os Estados Unidos que causaram o grave problema dos refugiados".

"Como os Estados Unidos começaram guerras no Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria e noutras partes do mundo, e alimentaram guerras civis sob o pretexto da guerra ao terrorismo e do estabelecimento de democracia, os refugiados têm registado um aumento acentuado", acrescentou.

Lusa

  • Comitiva portuguesa terminou visita à central de Almaraz

    País

    A visita técnica da delegação portuguesa e da Comissão Europeia à central nuclear de Almaraz, em Espanha, realizou-se esta segunda-feira. A visita serviu para Portugal se inteirar sobre o funcionamento da central e sobre o projeto de construção de uma instalação para armazenamento de resíduos radioativos.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.