sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Coreia do Norte culpa EUA pela crise de refugiados na Europa

A Coreia do Norte afirmou hoje que a culpa da crise de refugiados na Europa é do "império do mal", ou seja, dos Estados Unidos da América, responsáveis por guerras nos países de onde as pessoas estão a fugir.

© Yannis Behrakis / Reuters

Num comunicado citado pela agência KCNA, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte censurou as "intoleráveis" críticas a Pyongyang no que toca a direitos humanos, quando, a seu ver, é Washington que deve ser alvo de crítica.

"Os Estados Unidos são um império do mal (...), cometem todo o tipo de abusos aos direitos humanos", disse.

O porta-voz deu como exemplo a fuga de centenas de milhares de pessoas de países em guerra como a Síria e o Afeganistão, que tentam encontrar abrigo na Europa: "Foram os Estados Unidos que causaram o grave problema dos refugiados".

"Como os Estados Unidos começaram guerras no Afeganistão, Iraque, Líbia, Síria e noutras partes do mundo, e alimentaram guerras civis sob o pretexto da guerra ao terrorismo e do estabelecimento de democracia, os refugiados têm registado um aumento acentuado", acrescentou.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.