sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

União Europeia inicia hoje movimentação de refugiados no espaço europeu

A União Europeia inicia hoje as primeiras transferências de refugiados de um Estado-membro para outro, no âmbito do controverso programa de "recolocação", com refugiados da Eritreia a serem enviados de Itália para a Suécia.

© Michaela Rehle / Reuters

A Suécia concordou receber 821 refugiados que chegaram a Itália em meados de agosto e 548 que estão em território grego, no âmbito do programa, acordado em 14 de setembro, de recolocação de 40.000 refugiados sírios, iraquianos e eritreus, que se encontram em Itália e na Grécia.

O comissário Europeu para as migrações, Dimitris Avramopoulos, disse na quinta-feira que a primeira movimentação de refugiados acontece depois do registo, identificação e recolha de impressões digitais dos refugiados.

O comissário e o ministro dos Negócios Estrangeiros luxemburguês, Jean Asselborn, deslocam-se a Itália para assistir à operação, por se tratar de um evento "simbólico e com caráter substancial".

"Simbólico por ser o princípio, um novo início para o que estamos a fazer no terreno e substancial porque é um resultado tangível do que começámos a fazer", afirmou.

Também hoje, Avramopoulos vai deslocar-se à Grécia para garantir que haverá proximamente um procedimento semelhante para refugiados registados no país.

O regresso de quem não tem direito a pedir asilo "é o outro lado da moeda", considerou o responsável pela pasta das migrações, informando estarem a ser organizados este mês cerca de 10 voos de repatriação.

Lusa

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.