sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Afegão morto quando atravessava fronteira para entrar na Bulgária

Um migrante afegão foi atingido a tiro, por uma bala de aviso disparada pela polícia, quando tentava atravessar a fronteira entre a Bulgária e a Turquia na noite de quinta-feira. Acabou por morrer a caminho do hospital, revelou o Ministério do Interior búlgaro.

© Stoyan Nenov / Reuters

"Um grande grupo de migrantes ilegais tentou entrar na Bulgária através da fronteira com a Turquia. Um homem levou um tiro durante o incidente e acabou por morrer quando estava a ser transportado para o hospital", afirmou o porta-voz do Ministério do Interior em declarações à agência de notícias francesa AFP.

O incidente aconteceu perto da fronteira a sudoeste da Bulgária, próximo da cidade de Sredets, acrescentou aquela fonte citada pela AFP.

A vítima viajava com cerca de meia centena de refugiados com idades entre os 20 e os 30 anos. As autoridades dizem que o grupo ofereceu resistência e um deles acabou por ser atingido por uma bala que fez ricochete.

Este caso está a ser investigado e já obrigou ao regresso antecipado do primeiro-ministro búlgaro que estava em Bruxelas para a Cimeira de líderes e chefes de estado da União Europeia.

Na travessia ferroviária do Canal da Mancha também morreu mais um migrante. Foi colhido por um comboio de mercadorias perto de Calais, em França.
O corpo foi descoberto pelos bombeiros na estação de Coquelles, no norte do país.

Ainda não foi possível identificar a vítima. Desde junho, já morreram 16 pessoas no Túnel da Mancha, na tentativa de chegar ao Reino Unido.

Com Lusa

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.