sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 613 mil chegaram à Europa em 2015 via Mediterrâneo

Mais de 613.000 migrantes chegaram à Europa atravessando o Mediterrâneo em 2015 e mais de 3.100 morreram ou estão desaparecidos, anunciou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

© Fotis Plegas G / Reuters

Do total de 613.000, perto de 473.000 migrantes chegaram à Grécia e cerca de 137.000 outros alcançaram Itália, adiantou a organização.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a maioria dos que chegaram são sírios, que representam 69% dos que atingem a Grécia.

Adrian Edwards, porta-voz do ACNUR, indicou que o mês de outubro tem sido mais calmo que o de setembro, exceto nos últimos dois dias. Na quarta-feira, 85 embarcações chegaram à ilha grega de Lesbos, ponto de entrada Europa para uma grande parte dos migrantes que partem da Turquia.

"O aumento nas chegadas poderá ser o resultado de uma melhoria temporária do tempo, de uma tentativa para evitar o inverno e do medo das fronteiras europeias poderem encerrar em breve", explicou Edwards num encontro com a imprensa em Genebra.

O porta-voz disse existirem atualmente "cerca de 3.500 a 4.000 migrantes no lado norte da ilha" e que as transferências de autocarro para os centros de acolhimento foram interrompidas devido à superlotação destes.

O aumento nas chegadas agrava uma situação já caótica na ilha de Lesbos e, segundo Edwards, na quinta-feira, "o pessoal do ACNUR teve de ser retirado por algum tempo de um centro de registo devido à ocorrência de violência".

Lusa

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.