sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Juncker convoca reunião de líderes para debater crise nos Balcãs

​O presidente da Comissão Europeia convocou hoje uma reunião de líderes para o próximo domingo, que juntará em Bruxelas chefes de Estado e de Governo de 10 países, para discutir a situação de emergência relacionada com os fluxos migratórios.

(Arquivo)

(Arquivo)

Christian Lutz/ AP

O executivo comunitário anunciou que no encontro deverão estar presentes os chefes de Estado e de Governo da Áustria, Bulgária, Croácia, Alemanha, Grécia, Hungria, Roménia, Eslovénia e ainda da Antiga República Jugoslava da Macedónia e Sérvia, dois países que não são membros da União Europeia, tendo ainda sido convidados o presidente do Conselho Europeu, a presidência luxemburguesa da UE e o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres.

Segundo a Comissão, o objetivo do encontro é acordar medidas operacionais que possam ser imediatamente implementadas, dada a situação que se vive na rota ao longo dos Balcãs, que exige "muito maior cooperação, consultas mais extensas e ação operacional imediata".

Lusa

  • Rota dos refugiados passa agora pela Eslovénia
    2:08

    Mundo

    A Hungria fechou a fronteira com a Croácia obrigando os refugiados a procurarem outra solução para entrar na União Europeia.O caminho dos migrantes passa agora pela Eslovénia que vai, a partir de hoje, permitir a passagem a milhares de pessoas, na sua maioria a caminho da Alemanha.

  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.