sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Juncker convoca reunião de líderes para debater crise nos Balcãs

​O presidente da Comissão Europeia convocou hoje uma reunião de líderes para o próximo domingo, que juntará em Bruxelas chefes de Estado e de Governo de 10 países, para discutir a situação de emergência relacionada com os fluxos migratórios.

(Arquivo)

(Arquivo)

Christian Lutz/ AP

O executivo comunitário anunciou que no encontro deverão estar presentes os chefes de Estado e de Governo da Áustria, Bulgária, Croácia, Alemanha, Grécia, Hungria, Roménia, Eslovénia e ainda da Antiga República Jugoslava da Macedónia e Sérvia, dois países que não são membros da União Europeia, tendo ainda sido convidados o presidente do Conselho Europeu, a presidência luxemburguesa da UE e o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres.

Segundo a Comissão, o objetivo do encontro é acordar medidas operacionais que possam ser imediatamente implementadas, dada a situação que se vive na rota ao longo dos Balcãs, que exige "muito maior cooperação, consultas mais extensas e ação operacional imediata".

Lusa

  • Rota dos refugiados passa agora pela Eslovénia
    2:08

    Mundo

    A Hungria fechou a fronteira com a Croácia obrigando os refugiados a procurarem outra solução para entrar na União Europeia.O caminho dos migrantes passa agora pela Eslovénia que vai, a partir de hoje, permitir a passagem a milhares de pessoas, na sua maioria a caminho da Alemanha.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".