sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Juncker convoca reunião de líderes para debater crise nos Balcãs

​O presidente da Comissão Europeia convocou hoje uma reunião de líderes para o próximo domingo, que juntará em Bruxelas chefes de Estado e de Governo de 10 países, para discutir a situação de emergência relacionada com os fluxos migratórios.

(Arquivo)

(Arquivo)

Christian Lutz/ AP

O executivo comunitário anunciou que no encontro deverão estar presentes os chefes de Estado e de Governo da Áustria, Bulgária, Croácia, Alemanha, Grécia, Hungria, Roménia, Eslovénia e ainda da Antiga República Jugoslava da Macedónia e Sérvia, dois países que não são membros da União Europeia, tendo ainda sido convidados o presidente do Conselho Europeu, a presidência luxemburguesa da UE e o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres.

Segundo a Comissão, o objetivo do encontro é acordar medidas operacionais que possam ser imediatamente implementadas, dada a situação que se vive na rota ao longo dos Balcãs, que exige "muito maior cooperação, consultas mais extensas e ação operacional imediata".

Lusa

  • Rota dos refugiados passa agora pela Eslovénia
    2:08

    Mundo

    A Hungria fechou a fronteira com a Croácia obrigando os refugiados a procurarem outra solução para entrar na União Europeia.O caminho dos migrantes passa agora pela Eslovénia que vai, a partir de hoje, permitir a passagem a milhares de pessoas, na sua maioria a caminho da Alemanha.

  • Donaldtrumpi, a traça

    Mundo

    O investigador Vazrick Nazari decidiu dar o nome de Donald Trump a uma nova espécie de traça. O inseto foi descoberto na Califórnia e tem algo em comum com o Presidente dos Estados Unidos: uma pelagem loura muito parecida ao penteado de Trump.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.