sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mulheres e crianças refugiadas estão a ser alvo de abusos sexuais, denuncia a ONU

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) denunciou hoje que mulheres e crianças refugiadas estão a ser vítimas de abusos sexuais durante a travessia para os países do norte da Europa.

© Antonio Bronic / Reuters

Segundo a agência das Nações Unidas, as denúncias que tem recebido indicam que estes crimes estão a ser cometidos por elementos de redes de tráfico de seres humanos.

"Temos ouvido relatos horríveis de crianças forçadas a ter relações sexuais com traficantes em troca do pagamento da sua viagem", disse a porta-voz do ACNUR, Melissa Fleming.

A representante referiu que, neste momento, não se sabe a real dimensão deste problema, mas "as denúncias são suficientemente significativas para tornar pública" esta situação.

Melissa Fleming explicou que há "um grande número" de menores que viajam sozinhos nas atuais rotas migratórias, e sem a supervisão de um adulto podem tornar-se em "presas fáceis" para os criminosos.

A porta-voz acrescentou que o ACNUR tem recebido denúncias de todos os países de trânsito (países atravessados pelos migrantes que desejam chegar às principais economias da União Europeia (UE), como é o caso da Alemanha), destacando ainda que os relatos revelam que "os culpados são os traficantes e as redes criminosas".

A representante também indicou que existem casos de violações e de abusos nos centros de acolhimento de migrantes. Nestes casos, os suspeitos são outros refugiados ou migrantes.

O ACNUR e um conjunto de organizações não-governamentais vão avançar em breve com uma investigação exaustiva sobre estas denúncias.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51