sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Crise de refugiados volta a dominar sessão do Parlamento Europeu

resposta europeia à crise de refugiados vai continuar em destaque na agenda europeia desta semana, voltando a ser o tema do principal debate da sessão plenária do Parlamento Europeu, que decorre entre hoje e quinta-feira em Estrasburgo.

O plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

O plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

© Vincent Kessler / Reuters

No dia seguinte a uma minicimeira em Bruxelas consagrada aos fluxos migratórios ao longo dos Balcãs Ocidentais, a questão das migrações também voltará a estar na agenda dos ministros dos Negócios Estrangeiros, que se reúnem hoje no Luxemburgo.

Em Estrasburgo, os eurodeputados irão debater também, na terça-feira de manhã, com os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk, os resultados das mais recentes cimeiras europeias (de 15 de outubro e a reunião de líderes de domingo), bem como a próxima, que juntará líderes europeus e africanos a 11 e 12 de novembro em La Valetta.

A cooperação com a Turquia, a situação dos refugiados na rota dos Balcãs Ocidentais, a recolocação na UE das pessoas que necessitam de proteção internacional e o regresso das que não se qualificam, os fundos e a gestão das fronteiras serão alguns dos assuntos abordados no debate no hemiciclo de Estrasburgo.

No mesmo dia em que tem início a sessão plenária do Parlamento em Estrasburgo, o Luxemburgo acolhe nova reunião dos chefes de diplomacia da UE, que também têm prevista na respetiva ordem de trabalhos uma discussão sobre migrações, refugiados e desenvolvimento, desta feita focando as atenções no papel que a cooperação para o desenvolvimento pode ter para ajudar a Europa e os seus países parceiros a enfrentar os atuais desafios.

Lusa

  • Juízes desmarcam greve prevista para início de outubro

    País

    A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) desmarcou a greve que tinha convocado para 03 e 04 de outubro, disse hoje à Lusa a presidente da estrutura sindical. Segundo Manuela Paupério, a paralisação foi desconvocada após a ASJP ter verificado "grande abertura" dos grupos parlamentares para "discutir integralmente" o estatuto dos magistrados judiciais.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.