sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Onze migrantes, dos quais seis crianças, morrem afogados no Mar Egeu

Pelo menos 11 migrantes, dos quais seis crianças, morreram afogados hoje ao largo da ilha grega de Samos, no leste do Mar Egeu, quando a embarcação em que viajavam virou, informou a guarda costeira grega.

O balanço de vítimas encontradas nas águas do mar Egeu elevou-se a mais de 80, na maioria crianças, somente no mês de outubro.

O balanço de vítimas encontradas nas águas do mar Egeu elevou-se a mais de 80, na maioria crianças, somente no mês de outubro.

Dez pessoas foram encontradas mortas na cabine do barco, que vinha da costa turca, enquanto o corpo de uma jovem foi encontrado na costa de Samos, no Mar Egeu, onde dezenas de refugiados morreram nos últimos dias em naufrágios sucessivos.

Quinze pessoas sobreviveram ao naufrágio e pelo menos dois migrantes estão desaparecidos, segundo as autoridades.

Este novo naufrágio junta-se a uma dezena que ocorreu desde segunda-feira ao largo das ilhas gregas de Lesbos, no noroeste do Mar Egeu, e Rodes, situada no sudeste do Mar Egeu, que separa a Grécia da Turquia e que já contabilizam cerca de 60 mortos, dos quais 28 crianças.

Com a chegada do mau tempo e a corrida dos refugiados para tentar antecipar o fecho em curso das fronteiras europeias, o balanço de vítimas encontradas nas águas gregas do Egeu elevou-se a mais de 80, na maioria crianças, somente no mês de outubro, de acordo com a contagem realizada pela agência de notícias AFP.

Desde o início do ano, as entradas na Grécia pelo mar atingiram a cifra de 580.125, segundo os dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), num total de 723.221 chegadas no Mediterrâneo.

Em Itália, 140.200 pessoas entraram por mar.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50