sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Onze migrantes, dos quais seis crianças, morrem afogados no Mar Egeu

Pelo menos 11 migrantes, dos quais seis crianças, morreram afogados hoje ao largo da ilha grega de Samos, no leste do Mar Egeu, quando a embarcação em que viajavam virou, informou a guarda costeira grega.

O balanço de vítimas encontradas nas águas do mar Egeu elevou-se a mais de 80, na maioria crianças, somente no mês de outubro.

O balanço de vítimas encontradas nas águas do mar Egeu elevou-se a mais de 80, na maioria crianças, somente no mês de outubro.

Dez pessoas foram encontradas mortas na cabine do barco, que vinha da costa turca, enquanto o corpo de uma jovem foi encontrado na costa de Samos, no Mar Egeu, onde dezenas de refugiados morreram nos últimos dias em naufrágios sucessivos.

Quinze pessoas sobreviveram ao naufrágio e pelo menos dois migrantes estão desaparecidos, segundo as autoridades.

Este novo naufrágio junta-se a uma dezena que ocorreu desde segunda-feira ao largo das ilhas gregas de Lesbos, no noroeste do Mar Egeu, e Rodes, situada no sudeste do Mar Egeu, que separa a Grécia da Turquia e que já contabilizam cerca de 60 mortos, dos quais 28 crianças.

Com a chegada do mau tempo e a corrida dos refugiados para tentar antecipar o fecho em curso das fronteiras europeias, o balanço de vítimas encontradas nas águas gregas do Egeu elevou-se a mais de 80, na maioria crianças, somente no mês de outubro, de acordo com a contagem realizada pela agência de notícias AFP.

Desde o início do ano, as entradas na Grécia pelo mar atingiram a cifra de 580.125, segundo os dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), num total de 723.221 chegadas no Mediterrâneo.

Em Itália, 140.200 pessoas entraram por mar.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.