sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Grécia ativou três mecanismos europeus para responder à crise dos refugiados

A Grécia decidiu ativar três mecanismos europeus para receber apoio na resposta à crise dos refugiados, anunciou hoje a Comissão Europeia em comunicado.

© Yannis Behrakis / Reuters

Como já acontecia com a Sérvia, Eslovénia e Croácia, a Grécia ativou o mecanismo de proteção civil da União Europeia (UE) para poder receber, nomeadamente de outros Estados-membros, materiais como tendas, geradores, camas, equipamentos sanitários e estojos de primeiros socorros.

As autoridades gregas acordaram com a Agência Europeia de Controlo de Fronteiras (Frontex), uma nova operação na fronteira com a antiga república jugoslava da Macedónia, onde a agência irá apoiar no registo de migrantes. Na próxima semana deverão entrar ao serviço novos agentes, segundo Bruxelas.

A Grécia oficializou ainda um pedido para uma operação imediata de apoio aos guardas fronteiriços posicionados nas ilhas do Mar Egeu, estando a "Frontex a processar o pedido como prioritário".

Mais de 50 mil pessoas chegaram à Grécia desde 01 de novembro.

Lusa

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Marcelo comenta comparação de Centeno a Ronaldo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou esta quarta-feira a comparação que o ministro das Finanças alemão terá feito entre Mário Centeno e Ronaldo, considerando que "quem quer que disse isso, por uma vez não pensou mal".