sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Grécia ativou três mecanismos europeus para responder à crise dos refugiados

A Grécia decidiu ativar três mecanismos europeus para receber apoio na resposta à crise dos refugiados, anunciou hoje a Comissão Europeia em comunicado.

© Yannis Behrakis / Reuters

Como já acontecia com a Sérvia, Eslovénia e Croácia, a Grécia ativou o mecanismo de proteção civil da União Europeia (UE) para poder receber, nomeadamente de outros Estados-membros, materiais como tendas, geradores, camas, equipamentos sanitários e estojos de primeiros socorros.

As autoridades gregas acordaram com a Agência Europeia de Controlo de Fronteiras (Frontex), uma nova operação na fronteira com a antiga república jugoslava da Macedónia, onde a agência irá apoiar no registo de migrantes. Na próxima semana deverão entrar ao serviço novos agentes, segundo Bruxelas.

A Grécia oficializou ainda um pedido para uma operação imediata de apoio aos guardas fronteiriços posicionados nas ilhas do Mar Egeu, estando a "Frontex a processar o pedido como prioritário".

Mais de 50 mil pessoas chegaram à Grécia desde 01 de novembro.

Lusa

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.