sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Grécia ativou três mecanismos europeus para responder à crise dos refugiados

A Grécia decidiu ativar três mecanismos europeus para receber apoio na resposta à crise dos refugiados, anunciou hoje a Comissão Europeia em comunicado.

© Yannis Behrakis / Reuters

Como já acontecia com a Sérvia, Eslovénia e Croácia, a Grécia ativou o mecanismo de proteção civil da União Europeia (UE) para poder receber, nomeadamente de outros Estados-membros, materiais como tendas, geradores, camas, equipamentos sanitários e estojos de primeiros socorros.

As autoridades gregas acordaram com a Agência Europeia de Controlo de Fronteiras (Frontex), uma nova operação na fronteira com a antiga república jugoslava da Macedónia, onde a agência irá apoiar no registo de migrantes. Na próxima semana deverão entrar ao serviço novos agentes, segundo Bruxelas.

A Grécia oficializou ainda um pedido para uma operação imediata de apoio aos guardas fronteiriços posicionados nas ilhas do Mar Egeu, estando a "Frontex a processar o pedido como prioritário".

Mais de 50 mil pessoas chegaram à Grécia desde 01 de novembro.

Lusa

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".