sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 1.500 migrantes resgatados hoje no Mar Mediterrâneo

Mais de 1.500 migrantes foram resgatados hoje pela manhã ao largo da Líbia, no Mar Mediterrâneo, anunciaram a Marinha e a Guarda Costeira italianas através da rede social Twitter.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Antonio Parrinello / Reuters

Os migrantes, que estavam a bordo de sete embarcações improvisadas, foram resgatados por navios da marinha e da guarda costeira da Itália, mas também por outros navios envolvidos na operação naval europeia "Sophia" e por um barco dos Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Outras operações de socorro ainda estavam a decorrer na parte da tarde, disse à agência de notícias francesa AFP um porta-voz da guarda costeira italiana que coordena estas operações, em Roma.

Após uma média de mais de 760 migrantes por dia entre junho e agosto, a média de chegadas em Itália passou a 530 por dia em setembro e 290 em outubro, sofrendo uma nova queda em novembro, com uma centena de migrantes a serem socorridos.

Não havia operações de socorro desde o início da semana passada.

Entretanto, depois de vários dias de mau tempo, as condições meteorológicas melhoraram, explicou a guarda costeira sobre a retoma das travessias no Mediterrâneo.

Lusa

  • Turistas chegam a esperar 2 horas no controlo de passaporte do Aeroporto de Lisboa
    2:35

    País

    Chegar ao Aeroporto de Lisboa pode ser uma dor de cabeça para centenas de passageiros. A espera para o controlo de passaporte chegou a ultrapassar as duas horas nos meses de fevereiro e março. Manuela Niza, do Sindicato dos Funcionários do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, diz que têm sido contratados inspetores que depois são desviados para outros serviços.

  • Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros

    País

    Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.

  • "Dinheiro gasto em contentores dava para construir outro hospital" no Porto
    1:40

    País

    A bastonária dos Enfermeiros pede uma investigação aos contratos de contentores no Hospital de São João, no Porto. Ana Rita Cavaco diz que os "milhares de euros" já gastos na contratação e manutenção dos contentores da Pediatria e outros serviços do centro Hospitalar de São João davam para construir um novo hospital. E levanta ainda a suspeita sobre a empresa contratada.