sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 1.500 migrantes resgatados hoje no Mar Mediterrâneo

Mais de 1.500 migrantes foram resgatados hoje pela manhã ao largo da Líbia, no Mar Mediterrâneo, anunciaram a Marinha e a Guarda Costeira italianas através da rede social Twitter.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Antonio Parrinello / Reuters

Os migrantes, que estavam a bordo de sete embarcações improvisadas, foram resgatados por navios da marinha e da guarda costeira da Itália, mas também por outros navios envolvidos na operação naval europeia "Sophia" e por um barco dos Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Outras operações de socorro ainda estavam a decorrer na parte da tarde, disse à agência de notícias francesa AFP um porta-voz da guarda costeira italiana que coordena estas operações, em Roma.

Após uma média de mais de 760 migrantes por dia entre junho e agosto, a média de chegadas em Itália passou a 530 por dia em setembro e 290 em outubro, sofrendo uma nova queda em novembro, com uma centena de migrantes a serem socorridos.

Não havia operações de socorro desde o início da semana passada.

Entretanto, depois de vários dias de mau tempo, as condições meteorológicas melhoraram, explicou a guarda costeira sobre a retoma das travessias no Mediterrâneo.

Lusa

  • "Vejam a cor da seara: a parte mais amarela é provocada pelo stress"
    2:20
  • Rogério Alves "perplexo" com nomeação de Elina Fraga
    1:52

    País

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados, Rogério Alves, admite que ficou "perplexo" com a escolha de Elina Fraga para vice-presidente do PSD. Em entrevista ao DN e à TSF Rogério Alves acusa a também ex-bastonária de defender sempre o contrário do PSD e de se opor à modernização e simplificação da justiça.

  • "Matavam as crianças a tiro", os relatos de rohingyas que fugiram de Myanmar
    2:02
  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39