sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 1.500 migrantes resgatados hoje no Mar Mediterrâneo

Mais de 1.500 migrantes foram resgatados hoje pela manhã ao largo da Líbia, no Mar Mediterrâneo, anunciaram a Marinha e a Guarda Costeira italianas através da rede social Twitter.

Reuters/Arquivo

Reuters/Arquivo

© Antonio Parrinello / Reuters

Os migrantes, que estavam a bordo de sete embarcações improvisadas, foram resgatados por navios da marinha e da guarda costeira da Itália, mas também por outros navios envolvidos na operação naval europeia "Sophia" e por um barco dos Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Outras operações de socorro ainda estavam a decorrer na parte da tarde, disse à agência de notícias francesa AFP um porta-voz da guarda costeira italiana que coordena estas operações, em Roma.

Após uma média de mais de 760 migrantes por dia entre junho e agosto, a média de chegadas em Itália passou a 530 por dia em setembro e 290 em outubro, sofrendo uma nova queda em novembro, com uma centena de migrantes a serem socorridos.

Não havia operações de socorro desde o início da semana passada.

Entretanto, depois de vários dias de mau tempo, as condições meteorológicas melhoraram, explicou a guarda costeira sobre a retoma das travessias no Mediterrâneo.

Lusa

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28