sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Comissão Europeia inicia processo de infração contra Hungria devido a lei de asilo

A Comissão Europeia anunciou hoje a abertura de um processo de infração contra a Hungria, na sequência da lei do asilo recentemente adotada pelo país, que é incompatível com a legislação comunitária.

© Ognen Teofilovski / Reuters

Na informação hoje publicada, o executivo comunitário enumerou entre as suas preocupações a impossibilidade de acrescentar novos factos e circunstâncias nos recursos, nos quais não há "suspensão de decisões".

Estas novas regras obrigam, segundo a Comissão Europeia, os requerentes de asilo a abandonar a Hungria antes que todos os prazos terminem ou que seja decidido o recurso.

O processo de infração refere ainda a ausência de garantias dos direitos de tradução e interpretação, nos termos da diretiva europeia sobre asilo que prevê que qualquer suspeito ou acusado que não perceba a língua receba uma tradução escrita dos documentos fundamentais.

Na lista de críticas à lei consta o caráter opcional da audição do requerente no recurso à rejeição de asilo.

A Comissão Europeia enviou uma carta formal às autoridades húngaras, que têm dois meses para responder.

O executivo comunitário abriu também processos de infração sobre a aplicação do sistema comum de asilo contra a Grécia, Croácia, Itália e Malta.

Grécia, Croácia e Itália devem registar as impressões digitais dos requerentes e transmitir as informações para o sistema central europeu em 72 horas, enquanto Grécia e Malta devem transpor para as leis nacionais procedimentos previstos na diretiva sobre asilo e condições de receção.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.