sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata e apoia 205 migrantes em dez horas de patrulha na Grécia

A Polícia Marítima portuguesa em missão na Grécia resgatou e apoiou 205 migrantes em dez horas de patrulha, elevando para 1.701 os refugiados e migrantes já resgatados, segundo um comunicado hoje divulgado.

© Yannis Behrakis / Reuters

Foram resgatadas 105 pessoas de duas embarcações que se encontravam em grandes dificuldades para realizar a travessia entre a Turquia e a ilha grega de Lesbos. Foram ainda apoiadas pela Polícia Marítima outras 100 pessoas de mais duas embarcações no mar Egeu.

Estes resgates e apoio a migrantes ocorreram na sexta-feira e foram hoje comunicados pela Autoridade Marítima Nacional.

"Após avaliadas as condições de flutuabilidade e navegação das quatro embarcações, as condições climatéricas e sobretudo as condições em que se encontravam todos os emigrantes e refugiados, a equipa da Polícia Marítima (PM) decidiu resgatar para o interior da embarcação Tejo todos os bebés, crianças, mulheres e alguns homens de duas embarcações", refere o comunicado da PM hoje divulgado.

As duas embarcações em que seguiam os migrantes eram "bastante fracas", sem capacidade para transportar todas as pessoas que seguiam a bordo e já se encontravam a meter água.

Os homens que não foram resgatados permaneceram nos respetivos botes, que foram rebocados em segurança até ao porto de Skala Sikamineas, na Grécia.

A equipa da Polícia Marítima apoiou ainda um bebé de um ano que corria o risco de entrar em hipotermina.

No porto onde desembarcaram todos os que seguiam nestas embarcações, encontravam-se equipas médicas de Organizações Não-Governamentais que deram apoio ao bebé e aos restantes migrantes.

As outras duas embarcações, com cerca de 50 pessoas a bordo em cada, foram escoltadas pela Polícia Marítima para garantir que todos chegavam em segurança à praia de Yeorgios e ao porto de Skala Sikamineas.

Até ao momento, a Polícia Marítima em missão na Grécia já resgatou 1.701 refugiados e migrantes, dos quais 374 bebés e crianças. A missão da PM no mar Egeu termina no dia 30 de setembro do próximo ano.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29