sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Unicef alerta sobre estado de saúde de crianças refugiadas que cruzam a Europa

A Unicef advertiu hoje sobre o delicado estado de saúde das crianças refugiadas que estão a cruzar a Europa, já que estão "esgotadas fisicamente, assustadas, angustiadas e, muitas vezes, a precisar de cuidados de saúde".

Reuters

Reuters

© Marko Djurica / Reuters

O Fundo das Nações para a Infância e Juventude referiu que aumentaram as dificuldades da travessia e pioraram as condições físicas e de saúde dessas crianças com a chegada do inverno.

A falta de roupas adequadas para as temperaturas gélidas no leste da Europa e a escassez de alimentos apropriados para as crianças, juntamente com a falta de aquecimento em abrigos e transportes, agravam a situação.

Atualmente, segundo dados da Unicef, mais de um terço dos refugiados é menor de idade.

Segundo as autoridades locais, 37 por cento dos refugiados que cruzaram a Macedónia em dezembro eram crianças, número que fica acima dos 23% registados em setembro.

Na Sérvia, a percentagem de menores entre os refugiados era de 36% em dezembro, número também maior do que os 27% registados em setembro.

Segundo a Unicef, a maioria dos menores que se encontravam na Sérvia tinham idades compreendidas entre os cinco e os nove anos.

A situação dessas crianças refugiadas torna-os especialmente vulneráveis a infeções respiratórias, problemas digestivos e diarreia, como advertiu num comunicado o coordenador especial para os refugiados da Unicef, Marie-Pierre Poirier.

No total, em 2015, entre os mais de um milhão de refugiados que vieram para a Europa através do Mediterrâneo, cerca de 253.700, ou seja, um em cada quatro, eram crianças.

Lusa

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.

  • Astronauta francês fotografa Portugal para assinalar o 25 de Abril
    1:53