sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Unicef alerta sobre estado de saúde de crianças refugiadas que cruzam a Europa

A Unicef advertiu hoje sobre o delicado estado de saúde das crianças refugiadas que estão a cruzar a Europa, já que estão "esgotadas fisicamente, assustadas, angustiadas e, muitas vezes, a precisar de cuidados de saúde".

Reuters

Reuters

© Marko Djurica / Reuters

O Fundo das Nações para a Infância e Juventude referiu que aumentaram as dificuldades da travessia e pioraram as condições físicas e de saúde dessas crianças com a chegada do inverno.

A falta de roupas adequadas para as temperaturas gélidas no leste da Europa e a escassez de alimentos apropriados para as crianças, juntamente com a falta de aquecimento em abrigos e transportes, agravam a situação.

Atualmente, segundo dados da Unicef, mais de um terço dos refugiados é menor de idade.

Segundo as autoridades locais, 37 por cento dos refugiados que cruzaram a Macedónia em dezembro eram crianças, número que fica acima dos 23% registados em setembro.

Na Sérvia, a percentagem de menores entre os refugiados era de 36% em dezembro, número também maior do que os 27% registados em setembro.

Segundo a Unicef, a maioria dos menores que se encontravam na Sérvia tinham idades compreendidas entre os cinco e os nove anos.

A situação dessas crianças refugiadas torna-os especialmente vulneráveis a infeções respiratórias, problemas digestivos e diarreia, como advertiu num comunicado o coordenador especial para os refugiados da Unicef, Marie-Pierre Poirier.

No total, em 2015, entre os mais de um milhão de refugiados que vieram para a Europa através do Mediterrâneo, cerca de 253.700, ou seja, um em cada quatro, eram crianças.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.