sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Unicef alerta sobre estado de saúde de crianças refugiadas que cruzam a Europa

A Unicef advertiu hoje sobre o delicado estado de saúde das crianças refugiadas que estão a cruzar a Europa, já que estão "esgotadas fisicamente, assustadas, angustiadas e, muitas vezes, a precisar de cuidados de saúde".

Reuters

Reuters

© Marko Djurica / Reuters

O Fundo das Nações para a Infância e Juventude referiu que aumentaram as dificuldades da travessia e pioraram as condições físicas e de saúde dessas crianças com a chegada do inverno.

A falta de roupas adequadas para as temperaturas gélidas no leste da Europa e a escassez de alimentos apropriados para as crianças, juntamente com a falta de aquecimento em abrigos e transportes, agravam a situação.

Atualmente, segundo dados da Unicef, mais de um terço dos refugiados é menor de idade.

Segundo as autoridades locais, 37 por cento dos refugiados que cruzaram a Macedónia em dezembro eram crianças, número que fica acima dos 23% registados em setembro.

Na Sérvia, a percentagem de menores entre os refugiados era de 36% em dezembro, número também maior do que os 27% registados em setembro.

Segundo a Unicef, a maioria dos menores que se encontravam na Sérvia tinham idades compreendidas entre os cinco e os nove anos.

A situação dessas crianças refugiadas torna-os especialmente vulneráveis a infeções respiratórias, problemas digestivos e diarreia, como advertiu num comunicado o coordenador especial para os refugiados da Unicef, Marie-Pierre Poirier.

No total, em 2015, entre os mais de um milhão de refugiados que vieram para a Europa através do Mediterrâneo, cerca de 253.700, ou seja, um em cada quatro, eram crianças.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.