sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Noruega suspende retorno de migrantes através da fronteira com a Rússia

A Noruega anunciou hoje a suspensão temporária do controverso retorno de migrantes através da fronteira com a Rússia, respondendo a um pedido de Moscovo.

© Stringer Russia / Reuters

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia esteve ontem [sexta-feira] em contacto com as autoridades norueguesas sobre o retorno dos requerentes de asilo via Storskog", disse o ministro, numa referência à passagem da fronteira, a 400 quilómetros, a norte do ártico.

"Até nova ordem, não haverá mais nenhum regresso através de Storskog. As autoridades fronteiriças russas querem mais coordenação nestes regressos", adiantou o ministro, através de um comunicado.

Falando em Davos para o canal televisivo norueguês NRK, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Borge Brende, disse que os russos fizeram este pedido, alegando "razões de segurança".

Perto de 5.500 migrantes -- a maioria oriundos da Síria, Afeganistão, Iraque e Irão -- cruzou a Noruega através da Rússia no último ano, na última etapa do Ártico para a Europa.

Lusa

  • Alianças do PS marcam discursos no Congresso do PS
    2:51
  • Souto de Moura feliz com distinção na Bienal de Arquitetura de Veneza
    1:10
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.