sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cimeira da NATO focada no Daesh e na crise de refugiados

Dois dias de reuniões de ministros da Defesa começam hoje em Bruxelas, na sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), com as "miras" apontadas ao Daesh, preocupados pelas suas vítimas: milhões de refugiados.

© Yannis Behrakis / Reuters

Terça-feira, o secretário-geral da NATO, o norueguês Jens Stoltenberg desejou o acordo dos 28 membros para uma maior presença da Aliança Atlântica a Leste, a fim de lidar com a ameaça de segurança em que consiste a guerra na Síria, entre outras, os milhões de refugiados por ela causados e também a atitude da Rússia, considerada prejudicial a uma solução pacífica do conflito.

"Penso que vamos levar muito a sério o pedido da Turquia e outros aliados para se ver o que a NATO poderá fazer para ajudá-los a suportar e gerir a crise e todos os desafios que enfrentam", afirmou o responsável.

A chanceler alemã Angela Merkel, em visita a Ancara (Turquia), tinha dito que ambos os países tinham pedido à NATO para vigiar a costa turca, impedindo que os exploradores (contrabandistas/traficantes) de refugiados dos conflitos do Médio Oriente continuem a lançar embarcações sobrelotadas em direção à Grécia, com destino à Europa central do norte.

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, será um dos pares reunidos na capital belga, numa série de encontros que culminará com a primeira reunião da coligação internacional que combate o grupo extremista Estado Islâmico (EI), convocada pelo secretário de Estado da Defesa norte-americano, Ash Carter.

Lusa

  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • As comunicações entre operacionais no combate às chamas em Viseu
    2:27
  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.