sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Nova manifestação em Kos contra centro de registo de migrantes

Cerca de 2.000 pessoas concentraram-se hoje perto da localidade de Pyli, na Grécia, para protestar contra a construção em curso de um centro de triagem e registo de migrantes, indicaram as autoridades da ilha de Kos.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

As forças antimotim utilizaram gás lacrimogéneo para dispersar dezenas de manifestantes que tentaram aceder à obra, a 10 quilómetros do porto de Kos, segundo os 'media' locais.

"O número de manifestantes hoje foi mais elevado do que na quarta-feira, ou seja, perto de 2.000", afirmou à AFP, David Gerasklis, um dirigente local.

Na quarta-feira, cerca de mil pessoas manifestaram-se perto do porto de Kos, em frente à Câmara Municipal.

Há semanas que as autoridades locais e os habitantes de Kos protestam contra a criação deste centro na ilha, receando os efeitos negativos no setor do turismo.

Kos recebe anualmente milhares de visitantes, sobretudo britânicos, alemães e escandinavos.

Várias ilhas gregas do Mar Egeu, situadas perto da costa turca, são a principal porta de entrada de migrantes na Europa.

A Turquia, que acolhe oficialmente cerca de 2,7 milhões sírios e 300.000 iraquianos em fuga dos seus países, tornou-se num dos principais pontos de partida dos migrantes que pretendem alcançar a Europa.

Sob pressão da União Europeia, que quer conter o fluxo de migrantes, a Grécia comprometeu-se a instalar em cinco ilhas centros de registo, até à realização da cimeira de Bruxelas destinada à questão migratória, mas o de Kos está atrasado devido à polémica que tem suscitado.

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.