sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Nova manifestação em Kos contra centro de registo de migrantes

Cerca de 2.000 pessoas concentraram-se hoje perto da localidade de Pyli, na Grécia, para protestar contra a construção em curso de um centro de triagem e registo de migrantes, indicaram as autoridades da ilha de Kos.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Yannis Behrakis / Reuters

As forças antimotim utilizaram gás lacrimogéneo para dispersar dezenas de manifestantes que tentaram aceder à obra, a 10 quilómetros do porto de Kos, segundo os 'media' locais.

"O número de manifestantes hoje foi mais elevado do que na quarta-feira, ou seja, perto de 2.000", afirmou à AFP, David Gerasklis, um dirigente local.

Na quarta-feira, cerca de mil pessoas manifestaram-se perto do porto de Kos, em frente à Câmara Municipal.

Há semanas que as autoridades locais e os habitantes de Kos protestam contra a criação deste centro na ilha, receando os efeitos negativos no setor do turismo.

Kos recebe anualmente milhares de visitantes, sobretudo britânicos, alemães e escandinavos.

Várias ilhas gregas do Mar Egeu, situadas perto da costa turca, são a principal porta de entrada de migrantes na Europa.

A Turquia, que acolhe oficialmente cerca de 2,7 milhões sírios e 300.000 iraquianos em fuga dos seus países, tornou-se num dos principais pontos de partida dos migrantes que pretendem alcançar a Europa.

Sob pressão da União Europeia, que quer conter o fluxo de migrantes, a Grécia comprometeu-se a instalar em cinco ilhas centros de registo, até à realização da cimeira de Bruxelas destinada à questão migratória, mas o de Kos está atrasado devido à polémica que tem suscitado.

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.