sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Comissário da ONU para os refugiados diz que a Europa falhou na resposta à crise migatória

A Europa «falhou completamente» na resposta à crise dos refugiados, afirmou em entrevista a um jornal alemão o Alto-comissário para os refugiados das Nações Unidas, Filippo Grandi.

(Arquivo)

(Arquivo)

© POOL New / Reuters

«No que diz respeito ao registo e partilha (dos refugiados), a cooperação e a solidariedade europeias fracassaram completamente», disse na entrevista ao Frankfurter Allgemeine, a divulgar sexta-feira.

O italiano, que assumiu funções a 1 de janeiro, também advertiu contra os países europeus que fecharam as suas fronteiras, que bloquearam muitos refugiados, já em perigo, na Grécia.

«O nosso medo é que o encerramento das fronteiras nacionais na Europa possa levar centenas de milhares de refugiados a permanecerem na Grécia», afirmou, num excerto da entrevista hoje divulgado.

«A nossa mensagem destinada à Europa é: organizassem e lidem com a situação. Se a nossa ajuda for necessária, nós estaremos lá», salientou.

Filippo Grandi apontou também o dedo ao acordo alcançado na União Europeia no verão passado sobre a partilha de 160.000 refugiados e que não deu em mada.

Apenas 583 «deslocalizaçõe» foram realmente a avante devido à lentidão de certos países, nomeadamente no leste do continente.

«Sim, é importante que seja aplicado o sistema de partilha, mas vai ser difícil», disse o funcionário da ONU.

Mais de um milhão de migrantes chegou à Europa através do mar o ano passado.

Lusa

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa