sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Afegãos "presos" na fronteira regressam a Atenas

galeria de fotos

A Grécia começou hoje a enviar de volta para Atenas centenas de afegãos "presos" na fronteira com a Macedónia após a recusa das autoridades de Skopje em permitir-lhes a passagem para o norte da Europa, avançou a polícia local.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

© Alkis Konstantinidis / Reuter

© Alkis Konstantinidis / Reuter

© Alkis Konstantinidis / Reuter

© Yannis Behrakis / Reuters

© Yannis Behrakis / Reuters

© Yannis Behrakis / Reuters

© Alkis Konstantinidis / Reuter

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Famílias afegãs embarcaram em meia dúzia de autocarros para uma longa viagem de volta à capital grega, onde vão ficar temporariamente alojados em campos de recolocação, afirmou a polícia, citada pela agência de notícias francesa France Presse.

Na segunda-feira, cerca de 600 afegãos protestaram na linha férrea entre a Grécia e a Macedónia, três deles escalaram a fronteira e foram detidos pela polícia da Macedónia.

Cerca de 8.000 migrantes ficaram bloqueados na terça-feira na fronteira entre Grécia e Macedónia e no principal porto grego, o que levou Atenas a anunciar diligências diplomáticas junto de Skopje, que na sexta-feira encerrou a fronteira a refugiados afegãos.

Segundo a polícia, cerca de 5.000 refugiados e migrantes estão bloqueados no posto de Idomeni, na fronteira com a Macedónia, e outros 3.000 no porto de Pireu.

O bloqueio do fluxo migratório para os países da Europa central e do norte, que até agora permitia a passagem de sírios, iraquianos e afegãos, ocorre depois de a Áustria ter decidido limitar a 80 o número de pedidos de asilo aceites por dia e a 3.200 as pessoas autorizadas a passar a fronteira.

Lusa

  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.