sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

UE pede a todos os países um maior controlo dos fluxos de pessoas

A União Europeia (UE) apelou hoje ao abandono, por todos os países envolvidos, de uma abordagem facilitista de deixar passar sem qualquer controlo as pessoas pelos seus territórios, no âmbito da crise migratória.

(Arquivo/AP)

(Arquivo/AP)

BULENT KILIC

Numa declaração conjunta hoje divulgada, a presidência holandesa da UE e a Comissão Europeia salientam que "todos os países envolvidos têm a responsabilidade e a obrigação de respeitar as regras europeias ", apelando a que se acabe a abordagem facilitista de deixar passar todos os migrantes, salientando que estas decisões têm repercussões nos países vizinhos.

Na declaração, as duas partes mostram-se ainda preocupadas "com os desenvolvimentos ao longo da rota dos Balcãs e com a crise humanitária que pode desencadear-se em alguns países, especialmente na Grécia", situações que acompanham de perto.

"Apelamos a todos os países e agente ao longo da rota que preparem planos de contingência para responder às necessidades", enquanto a Comissão Europeia se reitera disponível para prestar todo o auxílio necessário, incluindo a coordenação da gestão das fronteiras.

Na quinta-feira, a crise dos refugiados vai ser debatida num conselho de ministros da Administração Interna, em que Portugal estará representado pela ministra Constança Urbano de Sousa.

Em março, em data ainda a definir, haverá uma nova cimeira UE-Turquia sobre a questão.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.