sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Quarenta e cinco mil migrantes estão bloqueados na Grécia

Há 45.000 migrantes bloqueados na Grécia devido à lentidão do sistema europeu de recolocação de refugiados e ao encerramento da fronteira pela Macedónia, afirmou esta terça-feira a porta-voz da representação da Comissão Europeia em Atenas, Klimentini Diakomanoli.

© Stoyan Nenov / Reuters

"Há neste momento cerca de 45.000 migrantes bloqueados na Grécia (...), dos quais 12.000 a 15.000 na zona de Idomeni [junto à fronteira] e cerca de 15.000 acampados em volta do porto de Pireu, em Atenas", disse a responsável numa videoconferência com jornalistas portugueses organizada pela representação da Comissão Europeia em Portugal.

"O fluxo continua, temos chegadas todos os dias. Só ontem [segunda-feira] chegaram cerca de 1.500 pessoas", precisou.

Em Idomeni, o posto fronteiriço grego junto à fronteira com a Macedónia, as pessoas "estão a dormir na lama" e recusam repetidamente ser transportadas para os centros de acolhimento montados pelas autoridades.

"Para eles é como voltar para trás", explicou. "Sentem que se se mantiverem ali, mais tarde ou mais cedo a fronteira vai ser reaberta" e vão poder seguir caminho para a Alemanha, destino que todos querem alcançar.

Questionada sobre que tipo de abordagem é possível fazer para apresentar outros destinos como alternativa, a responsável considerou que não existem no terreno condições para "um contacto estruturado".

A situação "é esmagadora", o número de pessoas "enorme" e as condições "tão difíceis" que as autoridades e os milhares de organizações e voluntários no terreno apenas podem "cuidar das necessidades básicas" dos migrantes, disse.

Segundo Diakomanoli, há na Grécia "uma perceção generalizada de que não há solidariedade de alguns dos outros Estados-membros" e de que "o sistema de recolocação não funciona porque não há vontade política" por parte desses Estados-membros.

O mecanismo de recolocação definido pela União Europeia em setembro de 2015 prevê a repartição de 160.000 refugiados chegados à Grécia e a Itália pelos Estados membros, mas até à semana passada, segundo dados da Comissão, apenas 937 pessoas tinham sido transferidas para outro país, 149 das quais para Portugal.

Tove Ernst, porta-voz da Comissão Europeia para as migrações, assuntos internos e cidadania, recusou apontar casos concretos, sublinhando que "todos os Estados membros tem de melhorar" a sua resposta ao mecanismo.

Entre os problemas que dificultam a transferência, Tove, que falava também por videoconferência, citou o "tempo excessivo na resposta aos pedidos de recolocação" por parte de alguns países, a definição de "requisitos excessivos" por outros e a não disponibilização de vagas suficientes.

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.